Sabe qual é o melhor whiskey do mundo? Autores de livro Bourbon Lore fazem revelação
Mason Walker e Clay Risen sabem algumas coisas sobre whiskey lendário. O primeiro é detentor de uma das mais vastas coleções de bourbons e ryes vintage do mundo. Já o segundo é um dos autores mais importantes do planeta sobre essas categorias clássicas de bebidas espirituosas.
O duo colaborou em Bourbon Lore, um novo livro que destaca a história desta bebida, contada através de 100 das expressões culturalmente mais significativas alguma vez engarrafadas.
Bourbon Lore é também o nome do projeto em curso que Walker e Risen co-fundaram para proporcionar experiências de degustação de alta qualidade em locais épicos dos Estados Unidos.
Dada a amplitude do conhecimento que têm – acumulado com a exposição a milhares de doses exemplares, incorporando mais de um século de produção -, seria de esperar que os especialistas exigissem uma longa deliberação quando lhes pedissem para nomear os seus favoritos inequívocos.
Pedimos-lhes que fizessem isso mesmo. Imaginem a nossa surpresa quando revelaram as suas melhores bebidas sem qualquer hesitação. “Bem, isso é fácil: Rathskeller Rye”, disse Risen. “Trata-se de um uísque que não só é absolutamente lendário, como é um dos primeiros uísques verdadeiramente transcendentais que provei. Por isso, é muito pessoal para mim”.
Infelizmente para o resto de nós, o rótulo em questão – originalmente destilado na destilaria Old Bernheim em 1983 e trazido para as prateleiras pela família Willett cerca de 24 anos mais tarde – é extremamente raro.
Apenas 211 garrafas foram lançadas e quase todas foram atribuídas ao Seelbach Hotel, no centro de Louisville. O nome do lançamento vem do famoso salão de baile situado na cave do hotel.
Os pouco afortunados que provaram o espírito falam de um equilíbrio etéreo de especiarias e doces, redemoinhos sobrenaturais de xarope de ácer e vinho do Porto, que evoluem lentamente para gavinhas lustrosas de canela e cravinho.
O stock existente na natureza é tão escasso que uma única oferta de 750 ml da expressão foi vendida no ano passado no leilão da Sotheby’s por uns impressionantes 37.500 dólares.