Sabe qual é a melhor altura do dia e da semana para explorar a criatividade?
A criatividade não segue uma fórmula. Não existe um calendário universal para o surgimento da criatividade. Todas as pessoas têm os seus próprios “picos criativos”, quer sejam artistas de renome ou executivos de sucesso. Com isto em mente, o Canva realizou um inquérito a 3.700 líderes empresariais para compreender quais os ambientes e momentos mais propícios à atividade criativa. Os resultados são surpreendentes, especialmente quando se analisam as horas e os dias da semana mais produtivos.
Existe a ideia de que é à noite que surgem as melhores ideias, quando não há distrações. Mas será que isto se aplica a toda a gente? A resposta é: depende.
Os dados do inquérito mostram que os líderes empresariais têm as suas próprias “horas criativas”. Por exemplo, 35% dos inquiridos dizem que as manhãs de segunda-feira são a altura em que se sentem mais inspirados e 43% dizem que a criatividade atinge o seu pico a meio da manhã ou ao fim da manhã. No entanto, ao longo do dia, esta inspiração tende a diminuir.
À medida que a semana avança, ela tende a surgir em alturas diferentes: ao fim da manhã de terça-feira (46%), ao início da tarde de quarta-feira (37%) e a meio da tarde de quinta-feira (35%).
Mas a maior surpresa é: ou porque pensam no fim de semana ou porque tiram partido de horários menos preenchidos, muitos sentem-se mais inspirados à sexta-feira do que em qualquer outro dia. Trinta e quatro por cento afirmam sentir-se mais criativos à sexta-feira à tarde e 33% à noite. Mais uma razão para dizer “sexta-feira”.
Ou seja, os padrões criativos mudam ao longo da semana, surgindo mais tarde com o passar dos dias. Para maximizar o potencial criativo das equipas, há que agendar sessões de brainstorming às segundas-feiras de manhã, ao fim do dia a meio da semana ou às sextas-feiras.
Embora a criatividade seja mais predominante durante a semana, os fins-de-semana também geram elevados níveis de inspiração. Curiosamente, os sábados são tão produtivos como as segundas-feiras, com um fluxo constante de ideias.
Além disso, os líderes afirmam sentir-se mais criativos nas noites de fim de semana do que de segunda a quinta-feira. Sexta-feira (33%), sábado (34%) e domingo (33%) são os dias em que a inspiração noturna é mais intensa.
Isto quer dizer que, as noites de sábado e domingo proporcionam um ambiente descontraído e mais fértil para a criatividade, semelhante à frescura de uma nova semana. Ou seja, menos pressão e mais tempo livre abrem espaço para o surgimento de ideias inovadoras.
A inspiração aos fins-de-semana não deveria ser uma grande surpresa. Afinal de contas, os dias de trabalho em muitas profissões são marcados por reuniões e exigências constantes, o que dificulta o pensamento criativo.
Assegurar que as equipas têm tempo para a criatividade é algo que todas as empresas deveriam abraçar. Não só melhora os resultados financeiros, como também aumenta o envolvimento, a retenção e a satisfação dos funcionários.
Além disso, a criatividade dá às pessoas um sentido de objetivo. De acordo com um inquérito da Gallup, apenas 28% dos empregados se sentem ligados à missão e ao objetivo da sua organização.
Estes dados ajudam-nos a compreender como estimular a criatividade nas equipas, mas também realçam a importância da autoconsciência. Compreender como funciona a sua própria criatividade pode ajudá-lo a organizar a rotina para tirar o máximo partido desses momentos.
Quer seja mais criativo de manhã ou à noite, planear a semana de forma a respeitar estes picos de inspiração pode ser muito mais eficaz do que forçar a criatividade no meio das exigências.
Compreender como o relógio e os dias da semana influenciam a criatividade abre muitas oportunidades. Com esta informação, empresas e indivíduos podem criar ambientes que respeitem o fluxo natural de ideias, gerando resultados mais criativos e inovadores.