Sabe qual a marca mais escolhida pelos portugueses?
A resposta é: Mimosa. Pelo menos é esse o resultado do mais recente relatório “Brand Footprint”, onde se pode encontrar o Top 10 das Marcas mais Escolhidas em Portugal.
Segundo o documento, há cinco marcas portuguesas nos dez lugares cimeiros, sendo que o segundo posto é ocupado pela Danone, o terceiro pela Compal e o quarto pela Nobre. Em quinto surge a Coca-Cola.
«No seu segundo ano, o ranking e relatório Brand Footprint descrevem as estratégias ganhadoras que as marcas globais de FMCG mais bem-sucedidas estão a utilizar, bem como as principais tendências do sector. O ranking revela as marcas que estão a ser compradas pela maioria das pessoas, com mais frequência, nas áreas de alimentação, bebidas, saúde e beleza e cuidado com o lar», informa a Kantar Worldpanel.
O primeiro posto é então ocupado pela Mimosa, logo seguida pela Danone, Compal, Nobre e Coca-Cola. Surge depois nova marca portuguesa, a Renova, em 7.º a Planta, em 8.º a Colgate, em 9.º a Iglo e em 10.º a Delta.
A nível mundial, o relatório Brand Footprint da Kantar Worldpanel baseia-se em 66% da população mundial; num total de 956 milhões de lares de 35 países e 68% do PIB global. O ranking completo abrange mais de 200 categorias de FMCG, monitorizadas em todo o mundo pela Kantar Worldpanel, nos sectores de bebidas, alimentação, saúde e beleza, cuidado do lar, bebidas alcoólicas, confeitaria e fraldas. O ranking baseia-se numa métrica criada pela Kantar Worldpanel designada como Consumer Reach Point, que mede cada vez que um consumidor escolhe uma marca. Os dados para o relatório deste ano foram recolhidos ao longo de 52 semanas entre Outubro de 2012 e Outubro de 2013. Todos os dados dizem respeito a compras efectuadas para o lar.