Sabe quais são as fraudes mais comuns da Black Friday?
Sabe quais são as fraudes mais comuns da Black Friday e como as evitar? Numa altura em que os portugueses procuram os melhores descontos seja para comprar aquele smartphone de que precisa realmente seja para antecipar as prendas de Natal, há cuidados a ter em conta para não cair “na toca do lobo”.
Richard Harris, vice-presidente executivo da Strategy and Advisory na Feedzai, empresa dedicada ao combate ao crime financeiro, salienta que as «concentrações massivas de picos de vendas no retalho atraem fraudes, com criminosos financeiros a tirar partido da procura incansável pela melhor oportunidade de compra».
Como tal, a regra de ouro para esta época é bastante simples: se parece demasiado bom para ser verdade, então provavelmente é. Algumas das fraudes mais comuns são roubo de identidade, falsos esquemas de caridade/solidariedade, fraude de websites falsos, phishing scam (e-mails, mensagens e chamadas que enganam as vítimas para que revelem as suas informações pessoais), esquemas de cupões/vouchers, esquema de Notificação de Entrega Falsa, esquema de Cartão Presente, esquema de não-entrega e esquema de Encomenda Falsa.
Assim, é necessário estar atento aos sinais. Os sites fraudulentos estão a ficar notavelmente bons, o que torna mais difícil distinguir entre uma página real e uma falsa. Mas certas características destacar-se-ão, sendo que para uma oferta ou negócio legítimo, será pouco provável que se ligue directamente a partir de uma mensagem WhatsApp ou no Instagram.
Se estiver preocupado ou quiser confirmar a oportunidade/desconto, passe pela página oficial inicial da marca e tente procurar informação relativa ao desconto. Se não a conseguir encontrar, é provável que a informação que recebeu por WhatsApp ou no Instagram seja uma tentativa de fraude.
Além disso, qualquer “negócio” que exija que utilize uma forma de pagamento muito específica, como uma transferência bancária ou um vale de oferta ou uma transferência de dinheiro, é muito pouco provável que seja genuíno.