Sabe quais são as apps que consomem mais dados?

Já não vivemos sem aplicações móveis e sabemos bem o espaço que ocupam nos nossos smartphones. Mas saberemos quais são as que consomem mais dados móveis? A Selectra, empresa especializada na comparação de tarifas de telecomunicações, revela que as plataformas de música ou streaming são as maiores culpadas daquela mensagem que, por vezes, aparece a meio do mês avisando que já estamos a chegar ao limite dos dados.

Aplicações como Spotify ou Netflix surgem no topo desta lista. “Apesar de conseguirem ser os melhores amigos de quem passa muito tempo nos transportes públicos, são também os responsáveis pelo rápido consumo de dados móveis”, alerta a Selectra. E a justificação é simples: se for utilizado na sua qualidade máxima, o Spotify pode gastar, por hora, cerca de 150MB e a Amazon Prime Video aproximadamente 6GB.

Em segundo lugar na lista surgem os jogos online: o Pokémon Go, por exemplo, gasta cerca de 10MB por 30 minutos de entretenimento, ao passo que o Fortnite pode chegar aos 100MB/hora.

Por fim, as redes sociais. A fechar o pódio estão plataformas como o Instagram, que gasta cerca de 8MB para carregar 20 fotografias. O Facebook, por seu turno, consome aproximadamente 2MB por cada cinco minutos de navegação.

Perante estes números, a Selectra apresenta também cinco dicas para ajudar os consumidores a pouparem dados móveis.

– Utilize a rede Wi-Fi sempre que possível. Esta é a regra de ouro na hora de poupar dados móveis! Sempre que chega a casa ou a um espaço de restauração, por exemplo, deve desligar os seus dados e ligar-se à rede Wi-Fi disponível. Desta forma, se precisar de aceder a alguma aplicação, irá conseguir fazê-lo sem comprometer o tráfego de internet mensal que tem disponível no seu tarifário.

– Desactive as actualizações e downloads automáticos. A maioria das aplicações tem activada a opção de actualização automática, o que significa que sempre que é necessário instalar uma nova versão o seu dispositivo está configurado para que isso seja feito sem ser necessária a sua autorização. Assim, e para evitar gastar dados móveis de forma descontrolada, deve desactivar esta opção nas configurações do seu telemóvel.

Outra coisa a ter em atenção são também os downloads automáticos dos áudios e imagens do WhatsApp, que estão activados desde o momento em que instala a aplicação e podem ter um impacto bastante significativo no seu consumo mensal de internet.

– Opte por enviar mensagens de texto. É certo que as mensagens de texto já parecem estar um pouco “fora de moda”, mas a facilidade de enviar um áudio traz consigo a grande desvantagem de consumir muito mais dados móveis do que uma mensagem à moda antiga.

– Instale as versões “mais leves” das aplicações. Existem várias plataformas que já disponibilizam versões mais reduzidas, como é o caso do Facebook com o Facebook Lite. Apesar de esta última ter uma aparência mais monótona e de não incluir todas as funções específicas da aplicação, consome bastante menos dados por um serviço praticamente idêntico. E a diferença entre elas é bastante significativa, já que ultrapassa os 200 MB de dados utilizados!

– Escolha o tarifário que melhor lhe convém. E por último, e não menos importante, ter o cuidado de escolher um tarifário que se ajuste às suas necessidades. Isto é, se já sabe que à partida vai consumir uma quantidade elevada de dados móveis, o melhor é pensar num pacote com internet móvel ilimitada. Apesar de o valor mensal poder ser mais elevado ao princípio, é provável que acabe por lhe compensar já que não terá de pagar o preço exorbitante que, de outra forma, lhe será cobrado caso necessite de dados adicionais.

Artigos relacionados