Sabe o que significa Honda? Conheça aqui a história do nome da marca

A Nissan e a Honda indicaram hoje que estão a “explorar várias possibilidades para a colaboração futura”, depois de a imprensa japonesa ter avançado com notícias de conversações entre as fabricantes automóveis para uma possível fusão.

A confirmar-se, a fusão criará um dos maiores grupos automóveis japoneses. Ambas as marcas são amplamente reconhecidas no setor automóvel, mas conhece a história da Honda e porque é que se chama assim?

A história que se segue é marcada pela inovação, qualidade e conquistas notáveis da marca que hoje é reconhecida mundialmente e tudo começou em 1906 com o nascimento de Soichiro Honda numa pequena vila perto do Monte Fuji, no Japão, filho de um ferreiro. Desde muito jovem que Soichiro demonstrou fascínio por máquinas, tendo começado por ajudar o pai a reparar bicicletas.

Mais tarde, aos 16 anos, Soichiro muda-se para Tóquio para trabalhar como aprendiz de mecânico e, seis anos depois, volta à terra natal para abrir a própria oficina. Em 1937, funda a Tokai Seiki, uma empresa dedicada à fabricação de anéis de pistão, mas a empresa, depois de um rápido crescimento, sofre danos durante a Segunda Guerra Mundial levando Soichiro a vendê-la. 

Quase uma década depois, funda a Honda Technical Research Institute, onde começou a desenvolver bicicletas motorizadas para responder à necessidade de mobilidade no Japão após a guerra. No ano seguinte, Soichiro Honda faz parceria com Takeo Fujisawa e juntos criam a Honda Motor Company, com 34 funcionários e foco na produção de motocicletas.

O primeiro veículo comercial, o T360, e seu primeiro desportivo, o S500, viria a ser lançado anos mais tarde, em 1963, dando o salto para a indústria automotiva. Hoje, a marca possui fábricas em várias partes do mundo, incluindo Estados Unidos, México, China e Europa, mas mantém o Japão como o seu centro de inovação e filosofia empresarial.

Assim, o nome “Honda” deriva do sobrenome do seu fundador Soichiro Honda. Em japonês, pode ser associado a “campo de arroz”, uma referência à agricultura e à produtividade. Contudo, no contexto da marca, representa inovação tecnológica e fiabilidade, destacando-se como um símbolo global de excelência.

A filosofia da Honda está sintetizada no seu lema, “O Poder dos Sonhos”, que reflete a visão de Soichiro Honda sobre como os sonhos podem impulsionar o progresso. Este conceito tem guiado a empresa na criação de produtos que combinam criatividade, ambição e impacto positivo na vida das pessoas.

A história da marca não é apenas um símbolo de qualidade e fiabilidade, mas um reflexo de como os sonhos podem transformar-se em conquistas, marcando a história da indústria automóvel global.

Artigos relacionados