Sabe o que significa o logotipo da Mercedes Benz?

Há décadas que a Mercedes-Benz é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo. As origens da marca remontam ao final do século XIX, quando Karl Benz, por um lado, e Gottlieb Daimler, por outro, criaram um veículo automóvel quase em simultâneo.

A crise resultante da Primeira Guerra Mundial na Europa levou os dois fabricantes a decidirem unir forças e, em 1926, foi fundada a nova empresa Daimler Benz AG e adoptada a marca Mercedes Benz. Desde então, os seus veículos são identificados com qualidade e luxo, com um logótipo reconhecível.

Trata-se da popular estrela que aparece na frente e no volante de todos os veículos. Curiosamente, esta marca de identidade é anterior à fusão das duas marcas. Foi visto pela primeira vez num veículo Daimler em 1909, 15 anos antes da marca que sobreviveu até aos dias de hoje.

A origem da escolha de uma estrela de três pontas não é acidental. Na altura, a Daimler era um importante fabricante de motores, produzindo motores para aviões, navios e automóveis. Assim, cada uma das pontas representa os diferentes espaços: ar, mar e terra em que a empresa desenvolvia a sua atividade.

Além da adoção do logótipo Daimler, o logótipo Benz também está representado. Trata-se de uma coroa de louros caraterística, que pode ser explicada pelos êxitos desportivos da marca.

A Benz esteve envolvida na conceção de carros de corrida que participaram em vários Grandes Prémios, bem como na obtenção de recordes de velocidade. Tanto a estrela como os louros evoluíram ao longo dos anos, mas sem perder a sua essência, e são dois elementos reconhecíveis de uma marca com mais de um século de existência.

 

Artigos relacionados