Sabe o que significa NPC, #TBT e cringe? Foram os temos relacionados com a internet mais pesquisados
Se tem o hábito de navegar diariamente pela internet, é provável que já tenha reparado como, a cada mês que passa, novos termos e gírias ganham destaque no ambiente digital — e como, na maioria das vezes, acabamos sempre a precisar da ajuda do Google para os compreender da melhor forma.
Do crush ao cringe, ao longo de 2023, muitos destes termos tornaram-se virais e os portugueses recorreram aos motores de busca à procura dos seus significados. Mas, afinal, quais palavras “da moda” motivaram o maior número de buscas online desde Janeiro em Portugal?
Quem traz a resposta é a Preply, que se debruçou sobre o tema recentemente e revela o ranking das siglas, abreviações e demais expressões que mais aguçaram a curiosidade dos internautas nacionais durante o ano:
NPC (Non-player Character): tipo de performance específica entre certos tiktokers, onde, através de livestreams, os internautas imitam personagens de jogos para interagir com os seguidores.
TBT (Throwback Thursday): hashtag utilizada em plataformas como o Instagram para identificar conteúdos que, embora tenham sido recentemente publicados pelos internautas, na verdade remetem ao passado.
Cringe: Usada na sua língua inglesa para descrever o acto de retrair-se, nos últimos anos, a palavra tem sido recuperada no contexto da internet para abranger tudo o que é mais embaraçoso, antiquado ou ridículo que alguém possa ver.
LOL (Laughing Out Loud): é apenas mais uma entre as infinitas formas criativas de dizer que se está a rir.
Crush: termo que tem sido adoptado no português para se referir a paixonetas.
BTW (By the Way): “A propósito”, “já agora” e “por falar nisso” são apenas três das expressões que poderiam ser resumidas na internet por “BTW”.
GOAT (Greatest of All Time): a sigla que abrevia a expressão “o melhor de todos os tempos” tem ficado popular entre os adeptos de equipas desportivas, que a utilizam para descrever os melhores jogadores do mundo.
Simp: abreviação de “simplório”, “ingénuo”, a expressão refere-se a alguém cínico e bajulador em excesso.
Woke: é a palavra que tem sido reivindicada por certos grupos para descrever um suposto estado de alerta para questões e causas sociais, como o feminismo, os direitos da população LGBTQIA+ e o ativismo em prol das causas ambientais.
XPTO: tem sido esta a maneira como os jovens portugueses preferem designar produtos ou serviços ‘de última geração’, que se destacam pelo custo-benefício ou por estarem acima da média.