Sabe o que quer dizer a letra “e” que aparece nas embalagens? Aprenda o que este símbolo significa
Se é um consumidor atento, dos que olha para os rótulos das embalagens e consulta a lista de ingredientes, a composição nutricional ou o prazo de validade, poderá já ter reparado na letra “e” que surge muitas vezes nessas listagens, normalmente em frente à quantidade do produto.
Mas sabe o que significa realmente esse símbolo?
Como explica a página da União Europeia (UE), os produtos pré-embalados vendidos em qualquer país da UE têm de conter, na embalagem, informações especificando a quantidade nominal (peso ou volume) do seu conteúdo. Esses produtos pré-embalados podem ser alimentos, bebidas, cosméticos ou até produtos de limpeza.
O símbolo “℮”, colocado junto à quantidade nominal do produto, mostra que o vendedor cumpriu a legislação europeia pertinente.
“Pode adicioná-lo a produtos pré-embalados, previamente selecionados, que vende individualmente a um volume constante (para produtos líquidos) ou a um peso constante (para outros produtos)”, detalha a UE. Este pode ser colocado nos produtos cujo peso ou volume se situe entre os seguintes valores: mínimo de 5 gramas ou 5 mililitros ou máximo de 10 quilogramas ou 10 litros.
E será que é obrigatório?
Não, o símbolo não tem de estar nos produtos, mas se o puser, “poderá vendê-los em todos os países da UE sem ter de verificar se cumpriu os requisitos nacionais”.
“O símbolo ‘℮’ indica que um produto cumpre as regras da UE relativas à indicação do volume ou peso e aos métodos de medição que está obrigado a utilizar enquanto vendedor de produtos pré-embalados”, explica o site da UE. «
Para garantir que a quantidade indicada está correta, as embalagens com este símbolo devem cumprir estes requisitos:
- A quantidade média de produto em embalagens provenientes do mesmo lote deve ser igual ou superior à quantidade indicada na embalagem.
- A quantidade nominal refere-se apenas ao produto. Não inclui as embalagens nem os materiais utilizados para proteger o produto, para o manusear (por exemplo: a haste de um chupa-chupa), para o conservar (por exemplo: gelo) ou para servir de auxílio durante a sua utilização (exemplo: tabuleiro de serviço).
- Apenas uma parte limitada dos produtos pré-embalados do mesmo lote pode ter uma quantidade de produto inferior à indicada na embalagem. Esta situação é designada por «erro negativo admissível» e está definida no anexo 1 da legislação da UE .