Sabe o que são trilhos de água? Há cinco para conhecer em Portugal
As praias fluviais de Monsaraz e de Mourão são a primeira paragem de uma série de trilhos de água promovido pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo. Com o objectivo de promover o interior de Portugal, as duas entidades vão levar o instagrammer João Bernardino numa viagem por um total de 10 praias fluviais, já a partir de amanhã.
«A importância da qualidade da água assegurada pelas duas empresas, num turismo ambientalmente sustentável, é o fio condutor de um trajecto que visa igualmente a sensibilização para as vantagens do consumo de água da torneira e da qualidade da água no meio ambiente», explica o também fotógrafo João Bernardino.
As 10 praias fluviais, nove das quais têm Bandeira Azul, são ainda apresentadas como «cenários naturais de grande impacto para criar conteúdos de sensibilização ambiental». Segundo o protagonista desta viagem, que terminará apenas no próximo domingo, dia 30, o trabalho desenvolvido pela Águas do Vale do Tejo no tratamento de águas residuais e na qualidade dos recursos hídricos é determinante para a obtenção da Bandeira Azul, mas também para «a afluência de turistas e para o desenvolvimento económico das regiões».
Já sobre a EPAL, sublinha as mais de 300 mil análises feitas por ano de modo a assegurar a segurança da água da torneira consumida pelos portugueses, fazendo com que seja um dos produtos alimentares mais controlados no País.
Carvoeiro (dia 27), Pessegueiro e Santa Luzia (28), Loriga, Lapa dos Dinheiros e Alvoco das Várzeas (29) e Avô e Trizio (30) são as restantes praias pelas quais João Bernardino irá passar, num percurso que será feito de autocaravana. Todos os conteúdos produzidos pelo influenciador digital nesta aventura serão partilhados na sua conta de Instagram.