Sabe o que são entregas colaborativas? Shopopop angaria 20 milhões com Portugal nos planos
A francesa Shopopop chegou a Portugal em plena pandemia com o objectivo de facilitar a entrega de compras ao domicílio, através da entreajuda entre as pessoas de uma mesma comunidade. Agora, dois anos depois de integrar o mercado nacional, a empresa revela a conquista de um financiamento de 20 milhões de euros que permitirá à startup acelerar a sua expansão na Europa e, em concreto, em Portugal.
De facto, Portugal foi o primeiro país para onde a empresa se expandiu depois de um teste inicial em França e, como tal, não podia ser deixado de parte deste investimento financeiro, que já se faz sentir, nomeadamente através do aumento de colaboradores e de uma maior aposta no departamento de marketing, revela João Sanches, country manager da marca à Marketeer.
«Temos um plano de crescimento ambicioso, mas que vai depender também da capacidade de adaptação dos nossos clientes ao Same-Day ou Slot Based Delivery através dos seus canais digitais», diz o country manager da Shopopop.
Fazem parte da lista de parceiros insígnias como E.Leclerc, Intermarché, Auchan, Grupo Dia, Pingo Doce, Spar, Coviran, Decathlon, Leroy Merlin, Interflora, Leonidas, 5 à Sec e Norauto, mas o objectivo é também alargar a área de actuação a negócios de bairro – floristas, garrafeiras, mercearias, talhos, entre outros.
«Pretendemos servir diferentes tipos de negócios através de uma rede colaborativa com cobertura em todo o território nacional. Queremos provar que a disponibilidade das pessoas para ajudar a sua comunidade com entregas, aliada à tecnologia, é a chave para a disponibilização de um serviço de entregas de proximidade rápido, pontual e de grande qualidade – e com mais benefícios sociais.»
Com os olhos postos em toda a Europa, a Shopopop quer chegar também à Alemanha e ao Reino Unido ainda este ano, tendo efectuado as primeiras entregas no Luxemburgo, Holanda e Espanha no início de 2022.
Texto de Beatriz Caetano