Sabe o que o leva a comprar “tralha”?

Com a pandemia e com o respectivo aumento do e-Commerce, poderá ter comprado produtos que realmente não precisava. Tralha, chamemos-lhe. Mas há um novo conceito que explica o porquê de comprarmos este tipo de artigos: groundedness.

Este conceito, publicado num artigo no Journal of Marketing por investigadores das universidades de Cornell e Viena, aplica-se quando existe uma necessidade de criar ligações. Numa era marcada por temas como a Covid-19 ou o aquecimento global, os consumidores procuram ligações com locais (através de produtos feitos num determinado local ou que remeta para esse nome), pessoas (através de produtos feitos por artesãos ou por um indivíduo específico) e com o passado (produtos tradicionais).

Stijn M.J. van Osselaer, professor de Marketing na Cornell University’s Johnson College of Business, afirma que este conceito e respectivo impacto nos consumidores traduz-se numa sensação de maior conforto, estabilidade e capacidade para lidar com adversidades.

«A digitalização e a globalização têm tornado a vida social e profissional cada vez mais virtual, com um ritmo rápido, fazendo com que os consumidores sintam-se como árvores com poucas raízes, estando em risco de serem arrancadas da terra», afirma Isabel Eichinger, da Vienna University of Economics and Business, acrescentando que os marketeers terão mais sucesso caso promovam produtos que enfatizem origens locais ou designs tradicionais quando comunincam com consumidores com um elevado índice de groundedness.

Os investigadores fizeram um inquérito no mercado norte-americano e apuraram que os consumidores que mais se influenciam pelo groundedness trabalham maioritariamente com computadores, têm um estatuto socioeconómico mais elevado e habitam em grandes cidades.

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