Sabe o que é upcycling? Sofia Cotrim explica em nova série digital

“Sofia Inspira” é o nome do mais recente projecto digital de Sofia Cotrim. Trata-se de uma série com oito episódios em que a ordem é para reduzir, reutilizar, reciclar e divertir, mostrando aos portugueses aquilo que conseguem fazer com as próprias mãos e os objectos que conseguem transformar com apenas algumas dicas.

Desenvolvido em parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde, esta série quer ser um incentivo ao upcycling, ou seja, à melhoria de determinado objecto. Neste caso, a ideia será dar nova vida a resíduos eléctricos e electrónicos, por exemplo, mas também a embalagens.

“O impacto da pandemia Covid-19 em Portugal e no Mundo teve consequências nos hábitos de todos nós, traduzindo-se numa maior permanência em casa, mesmo após o levantamento do estado de emergência e em fase de desconfinamento”, referem as entidades por detrás do projecto, justificando a aposta.

Conhecida junto do público graças ao programa de DIY “Mundo de Sofia”, Sofia Cotrim irá aplicar o mesmo tipo de técnicas a resíduos que, de outra forma, poderiam acabar no lixo. A estreia está marcada já para a próxima quinta-feira, dia 21, no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube da ERP Portugal e Novo Verde.

Será lançado um novo episódio todas as quintas-feiras, sempre com embalagens usadas, equipamentos eléctricos e pilhas em fim de vida como protagonistas. O resultado serão proejctos 100% sustentáveis.

«Vivemos uma era – agora mais do que nunca – em que o consumo é cada vez mais eléctrico e electrónico e a urgência do correcto encaminhamento destes resíduos torna-se ainda mais essencial e desafiante», sublinha Rosa Monforte, directora-geral da ERP Portugal. A nova série reveste-se, por isso, de um carácter de sensibilização.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, acrescenta que é também uma forma de inspirar «todos os portugueses para os valores do upcycling, contribuindo não só para o ambiente, como para a consciência, bem-estar e espírito inventivo de todos».

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...