Sabe o que é publicidade “In-Real-Life”? Vai chegar aos 44,4 mil milhões já este ano
O investimento em publicidade “In-Real-Life” (IRL) a nível global vai atingir os 44,4 mil milhões de dólares este ano. Os dados são do WARC, segundo os quais este valor ainda está 1,6% abaixo dos níveis pré-pandémicos.
Aquilo a que o WARC chamou de “In-Real-Life” (ou “na vida real”, em português) corresponde ao conjunto de paid media com que as pessoas se cruzam fora das suas casas – o que não significa que sejam obrigatoriamente suportes OOH. A análise demonstra que, apesar do elevado valor previsto para este ano, o total vai ficar 700 milhões de dólares abaixo do registado em 2019 (45,1 mil milhões de dólares). Ainda assim, em 2023, espera-se que este mercado publicitário alcance os 47,1 mil milhões de dólares.
«Os consumidores vivem vidas cada vez mais digitais. É mais provável as pessoas trabalharem a partir de casa e comprarem online. As marcas estão a preparar-se para um futuro dominado pelas interacções virtuais no metaverso. Contudo, é fulcral que os profissionais de marketing não negligenciem os momentos físicos que ocorrem entre as experiências digitais e que são tão importantes», comenta, em comunicado, Alex Brownsell, head of Content da WARC Media.
No que diz respeito à publicidade OOH, a recuperação deste mercado só estará completa em 2023, sendo que apenas a Austrália (+1,5%) e os EUA (+0,9%) esperam que o investimento este ano iguale as receitas de 2019. A queda nos gastos em OOH é mais pronunciada na Índia (-42,1%) e no Brasil (-27,4%), enquanto em Itália o investimento deverá cair 21% em relação aos níveis pré-pandémicos. A inflacção terá um papel preponderante neste ramo, já que é expectável que suba até aos 4,6% em 2022, a par de um custo mais elevado da electricidade e energia.
Relativamente ao cinema, os sucessos de bilheteira como “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” demonstram que a Covid-19 não extinguiu a vontade dos consumidores em visitar as salas dos grandes ecrãs. Ainda assim, alerta o relatório, continuam a verificar-se tempos atribulados para os proprietários, uma vez que o gasto em publicidade neste meio em 2022 vai ficar 400 milhões de dólares abaixo do valor de 2019 – 3,4 mil milhões e 3,8 mil milhões, respectivamente.
«A análise do WARC à economia publicitária IRL demonstra que as marcas compreendem o papel que meios como o OOH e o cinema desempenham no rol dos media e como estão a investir de forma adiantada em actividades como as deslocações quotidianas, a socialização física e o regresso às lojas», acrescenta Alex Brownsell.