Sabe o que é preciso para ser feliz?
Consultora elaborou um plano com sete promessas para alcançar a felicidade.
No Dia Internacional da Felicidade, celebrado hoje, a consultora portuguesa Jason Associates lançou um plano de treinos para que cada um possa ser mais feliz.
Como forma de auxiliar na busca pela felicidade, a Jason Associates elaborou uma lista de sete promessas que, segundo a consultora, devemos fazer para que possamos descobrir de onde vem a felicidade, já que todos vivemos este sentimento de maneira diferente.
«A felicidade não tem que estar ligada a pessoas sorridentes, energizadas ou eufóricas, mas sim a pessoas cujo brilho no olhar é real e verdadeiro. Descobrir o que nos faz brilhar os olhos é o que nos ajuda a perceber de que maneira devemos orientar os nossos treinos, uma vez que esta não deve ser encarada como uma meta, mas sim como um processo contínuo. Ninguém quer ser feliz hoje, amanhã ou para a semana. Todos queremos ser felizes todos os dias e, por essa razão, temos que saber o que nos faz bem todos os dias», afirma Pedro Brito, director da Jason Associates, empresa que tem o mote “Pessoas felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo”.
Eis os sete ensinamentos para alcançar a felicidade.
Cultivar o Autoconhecimento
Treinar um estado de autoconhecimento e não um estado de egocentrismo. O autoconhecimento é um exercício fundamental para compreender verdadeiramente o que se gosta e se deixa de gostar, como nos sentimos perante diferentes situações da nossa vida, como podemos antecipar as nossas emoções e decidir como agir, quem nos faz sentir bem e quem não faz.
Lidar com a Realidade
Vivendo num mundo que é VICA (VUCA em inglês) – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo -, é o motivo pelo qual não podemos ser pessimistas, mas sim realistas. Devemos aproveitar e tirar partido das possibilidades que este mundo oferece, lidando com a ambiguidade com agilidade e alguma dose de coragem.
Usar Lentes cristalinas
“Usar lentes cristalinas” para termos a capacidade ver além do óbvio, além do que está à nossa frente, principalmente no que diz respeito à interacção com os outros. Será que nos conhecemos tão bem ao ponto de saber o que faz as pessoas realmente felizes tanto na sua vida pessoal como profissional?
Empatizar sem dramas
A outra promessa que deveremos fazer no nosso treino diário é de sermos empáticos, mas sem dramas e que pode ser vivida em ambiente profissional e pessoal. Situações vividas como dramas transformam-se em crises e conflitos desnecessários. Empatizar significa que existe compreensão de pensamentos e emoções das pessoas com que se interage.
Agradecer Sempre
Agradecer, perdoar e eliminar rancor, parece óbvio, mas é dos treinos mais difíceis. No entanto, é através destas práticas que conseguimos um aumento significativo da confiança que temos uns com os outros e, posteriormente, na nossa comunicação, sem nada que a dificulte.
Fazer parte de algo com significado
Independentemente da nossa personalidade todos temos de sentir que pertencemos a uma comunidade, que comungue das mesmas crenças que cada um de nós. E, o facto de dentro destas comunidades existirem pessoas que são diferentes umas das outras, torna-as ainda mais ricas, pelo respeito pela diferença que nos torna pessoas mais completas, com novas perspectivas dos desafios.
Planear de forma consciente e sistemática
No nosso dia-a-dia planeamos muitas actividades profissionais, reuniões, conversas, tarefas, etc. Mas raramente planeamos, de forma consciente e sistemática, actividades significativas, que impacta20m directamente o nosso estado de espírito. Este é o exercício mais poderoso, o treino deliberado de actividades através das quais já sabemos o que vamos sentir, nomeadamente aqueles que nos trazem o brilho ao olhar.