Sabe o que é Marketing de Responsabilidade Social e Causas? Este livro explica tudo

“Marketing, Responsabilidade Social e Causas” está prestes a chegar às livrarias para explicar processos, técnicas, políticas e ferramentas de marketing ao serviço da responsabilidade social e de causas.

Motivado pelas palavras de Philip Kotler, considerado o pai do marketing – “o desafio e o objectivo do marketing social é gerar mudança social para a melhoria da vida” –, Henrique Ribeiro quis clarificar que o Marketing de Responsabilidade Social não se resume à responsabilidade social do próprio marketing ou dos seus autores.

«Pretendi demonstrar que a gestão de marketing pode, com sucesso, ser posta ao serviço do bem colectivo, gerindo as interacções entre diferentes públicos, quer através da gestão directa das suas diferentes variáveis, quer pela dinamização planeada de movimentos de causa», explica o autor em entrevista à Marketeer.

O livro começa por explorar a parte conceptual e técnica do conceito, partindo de um caso concreto nacional: “Portugal sem fogos depende de todos”. A partir daqui, Henrique Ribeiro demonstra como, na prática, se constrói um Plano de Marketing de Responsabilidade Social e de Causas.

A abordagem mais estruturada na esfera do marketing empresarial, como forma de beneficiar os seus propósitos, é algo recente, fruto da preocupação em integrar métodos, ferramentas e processos. Esta evolução tem facilitado «a promoção do apoio de causas que busca recursos para induzir as mudanças sociais pretendidas».  Ainda assim, «muitas manifestações de acção concertada em defesa de causas [são] muito anteriores à conceptualização do marketing», salienta o professor do IPAM.

Desenvolvido a pensar nos estudantes de marketing, mas também nos profissionais, “Marketing, Responsabilidade Social e Causas” promete que os interessados poderão beneficiar da experiência relatada e entender o processo para a operacionalização dos conceitos inicialmente apresentados.

Texto de Beatriz Caetano

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