Sabe o que é Ecoansiedade? Este festival vai debater a saúde mental
Ecoansiedade, depressão e somatização são os principais pilares do Festival Mental, evento que irá ocupar o Cinema São Jorge, o Atmosfera M e a Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, já na próxima semana. De 20 a 28 de Maio, a saúde mental estará em destaque através de cinema e artes mas também de actividades dedicadas à divulgação de informação, nomeadamente debates.
Na sua nova edição, o Festival Mental mantém o propósito de sempre: promover a saúde mental e a sua literacia, combatendo o estigma que ainda existe na sociedade. Nesse sentido, o pontapé de partida do evento será um debate sobre a relação com a tecnologia e a forma como afecta a saúde mental, com a participação de João Vasco Almeida (jornalista e moderador), Edite Queiroz (psicóloga, cinéfila e cronista), Fernando Pinto (psicólogo clínico e professor) e Carlos Duarte (social media manager).
Haverá também M-Talks, ou seja, painéis temáticos sobre assuntos relacionados com a saúde mental e acompanhados pela projecção de uma longa-metragem que complemente a intervenção. No caso da ecoansiedade, por exemplo, está prevista a exibição de “No Coração da Escuridão”, de Paul Schrader.
A programação inclui ainda actividades de música, dança, teatro e literatura, além de sugestões pensadas especificamente para os mais novos, organizadas no âmbito do Mental Júnior.