Sabe o que é a Economia Criativa? Estas 5 dicas ajudam a começar
Com o surgimento de novas plataformas digitais e da sua utilização massiva e massificada nasceram novas profissões, como a de criador de conteúdos. E com a rentabilização da actividade, nasceu uma nova economia: a Creator Economy, ou Economia Criativa. Estes profissionais conseguem obter um rendimento ao transformarem a sua audiência em clientes e as suas habilidades em negócios, ao mesmo tempo que fazem aquilo de que mais gostam, trabalhando com total autonomia e flexibilidade de horários.
Para ajudar aqueles que pretendem dar os primeiros passos nesta área profissional, mas não têm a certeza de por onde começar, a Hotmart – empresa tecnológica com actuação no mercado de produtos digitais – revela cinco dicas:
- Escolha o tema sobre o qual quer falar
O primeiro passo para criar um produto digital é definir o tema sobre o qual quer falar. É essencial que seja um tema que conheça muito bem, pois só assim pode criar algo relevante para o seu público. Caso seja um tema que conhece pouco, vai necessitar de parceiros para desenvolver o produto digital. Por um lado, isso pode reduzir a carga de trabalho, por outro, vai aumentar os gastos de criação. Por isso, pense bem sobre o tema.
- Determine o formato do produto
Com o tema definido, o próximo passo é escolher o formato do conteúdo. Existem variados formatos, desde podcasts a e-books, cursos, aulas online ao vivo, templates, softwares, etc. No entanto, é preciso ter em conta que o formato mais adequado depende de três factores: os recursos disponíveis (microfone, sistema de edição, câmara, etc.); o interesse do público e a capacidade de adaptação ao tema proposto.
- Conheça os produtos concorrentes
O terceiro passo é conhecer os produtos concorrentes, fazendo uma espécie de benchmarking. Por haver um produto digital com o mesmo tema que escolheu, não significa que o seu não terá sucesso. Há sempre espaço para inovar. Veja o que os concorrentes fazem bem, os pontos que deve melhorar e, ainda, se há alguma forma diferente de ensinar sobre o mesmo tema.
- Defina a sua buyer persona
Ainda nas primeiras etapas, antes de colocar tudo em prática, é preciso conhecer melhor o seu público-alvo: quem vai consumir o seu produto? O que espera essa pessoa? Até quanto está disposta a pagar? Para tal, deve criar uma buyer persona, ou seja, uma pessoa fictícia, que represente quem vai comprar o seu produto. A persona tem nome, idade, género, uma história entre outras informações.
- Determine o canal de venda
Desde início que deve ter em mente os canais pelos quais vai vender o seu produto. É necessário que seja um canal de confiança e com algum destaque. Além disso, deve ser uma plataforma gratuita e completa para hospedar e vender os seus produtos digitais, de forma a não ter de se preocupar com mais nada além do conteúdo.