Sabe o que é a Chat Cola? Palestinos recusam beber Coca-Cola e optam por versão palestina

Na Cisjordânia ocupada por Israel, pedir uma Coca-Cola é meio caminho andado para receber olhares de desaprovação. Se, em vez disso, pedir uma Chat Cola, terá um refrigerante com um sabor semelhante e uma imagem visualmente parecida (a cor vermelha domina esta marca) à célebre Coca-Cola, sem o julgamento dos palestinos.

A Chat Cola tem vindo a conquistar cada vez mais espaço, desde que se estabeleceu em 2020 na cidade de Salfit, à medida que consumidores palestinos boicotam marcas associadas a Israel e aos EUA, num protesto contra a guerra em Gaza.

Desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 contra Israel que se levantou uma forte campanha militar de Israel na Faixa de Gaza, levando a um movimento de boicote liderado pelos palestinos contra empresas vistas como apoiantes de Israel. O boicote afetou grandes empresas como Coca-Cola, McDonald’s e KFC, e, impulsionou a Chat Cola no último ano em 40% nas vendas.

A empresa palestina aproveitou o momento para expandir, investindo numa nova fábrica na Jordânia e diversificando os sabores. Apesar das dificuldades impostas pela ocupação israelita, a Chat Cola procura consolidar-se não apenas como símbolo de resistência, mas como uma marca de qualidade reconhecida.

Atualmente existem 10 versões da bebida: a Chat Cola clássica, com sabor a limão, com sabor a morango, uva, maçã, uma versão de menta limão, outra de laranja, uma de fruta, uma versão “zero”, e ainda outra chamada “azul”.

 

Artigos relacionados