Sabe o que dizem os rótulos? O tamanho das letras pode não ajudar

Um novo inquérito da Deco Proteste revela que o tamanho dos rótulos dos alimentos é um dos principais obstáculos para os consumidores, levando mais de metade (54%) a não os consultar, enquanto 27% refere ter dificuldades em compreender a informação.

Os dados demonstram que 15% dos consumidores não despende tempo para os ler. As principais razões prendem-se pelo tamanho diminuto da letra, a compreensão e extensão da informação ou a inexistência de interesse. Já 5% simplesmente não confia na informação apresentada no rótulo, mas, por outro lado, 75% dos inquiridos reconhece, por exemplo, a utilidade da informação nutricional e 61% admite que os ajuda na sua decisão de compra.

«Os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação que permite ao consumidor realizar compras informadas, mais conscientes, adequadas às suas necessidades nutricionais, condições de saúde, sem esquecer o combate ao desperdício alimentar. É fundamental saber ler e interpretar os rótulos dos alimentos. A sua leitura atenta possibilita conhecer a composição dos alimentos e, desta forma, realizar as melhores escolhas, desde o momento da compra, até ao momento do consumo», afirma, em comunicado, Rita Rodrigues, directora de Comunicação e Relações Institucionais da Deco Proteste.

Artigos relacionados