Sabe o que deve fazer aos medicamentos fora do prazo?
A Valormed – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens e Medicamentos lançou uma campanha que visa alertar para as «consequências de uma eliminação incorrecta e descuidada das embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo e o impacto ambiental que possam ter no futuro do planeta.»
De acordo com esta entidade, só no ano passado foram recolhidas 1300 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos em Portugal. «É um valor superior em quase 5% quando comparado com o alcançado em 2021, mas, ainda assim, existe muito trabalho a fazer no sentido de sensibilizar e educar a população para que os entregue apenas nas farmácias e parafarmácias», frisa a Valormed.
É precisamente este o objectivo da nova campanha, que tem como mote “O planeta de amanhã é feito das escolhas de hoje”. A campanha institucional estará disponível em televisão e contará com o apoio de diversas autarquias do País e serviços de transportes públicos, que vão disponibilizar painéis de publicidade e partilhar conteúdos nas suas redes sociais e websites. Nas redes sociais, poderão ser encontrados posts informativos relacionados com esta temática.
Além disso, a campanha será divulgada em estabelecimentos do ensino pré-escolar e escolas de 1º e 2º ciclos, através de aulas digitais que vão procurar explicar aos mais novos o impacto ambiental do descarte indevido dos resíduos de medicamentos fora de uso e de prazo e ensinar a forma correcta de o fazer.
«Esta campanha surge com o objectivo de alertar a sociedade para o erro que uma parte muito significativa dos portugueses comete relativamente às embalagens e medicamentos fora de uso e de prazo, que é não depositar nos contentores da Valormed que se encontram disponíveis na quase totalidade das farmácias e já em muitas parafarmácias do País e as consequências que daí poderão advir para o ambiente», sublinha Luís Figueiredo, director-geral da Valormed.