Sabe envolver os seus fãs no Pinterest?

O Pinterest está a crescer a um ritmo alucinante. Dados recentes da consultora comScore avançam que, desde Maio do ano passado, o rede social de partilha de imagens cresceu 4377%.

A explicação? De acordo com Mitt Ray, autor do livro “White Paper Marketing”, o sucesso da plataforma deve-se ao facto de os utilizadores gostarem de ser envolvidos por imagens. O lado positivo do Pinterest é «cada post novo ser uma imagem, em torno da qual pode ser gerado um grande envolvimento», defende Ray.

Mas como podem as marcas gerar ainda mais envolvimento com os seus consumidores no Pinterest? Veja as dicas partilhadas pelo profissional.

1 – Criar concursos

As pessoas gostam de fazer parte de concursos, seja para ganhar um cupão, dinheiro, para terem os seus dois minutos de fama ou simplesmente por diversão. No Pinterest podem ser promovidos concursos em que o vencedor é o utilizador que faz os “pins” (nome atribuído aos posts daquela rede) com as melhores imagens, ou o que tem o board (álbuns) com a melhor colecção de pins. E a rede social dá ainda espaço para acções criativas. Veja-se o caso da Peugeot, no Panamá. A subsidiária da fabricante francesa tirou uma fotografia de um dos seus carros e dividiu-a em partes. Depois, fez o pin de cada uma das peças da fotografia no Pinterest, e pediu aos seus seguidores para colocarem lá os pins das restantes peças, fazendo depois a partilha com a marca. Os seguidores tinham de se dirigir à página de fãs da Peugeot no Facebook, ou ao seu website, e encontrar as partes em falta na imagem, para receber um prémio.

2 – Acrescentar contribuidores aos boards

Os fãs apreciam quando as marcas reconhecem e compensam as suas contribuições. As insígnias tanto lhes podem dar algo, ou incluí-los num produto ou marca de que gostam. Ao dar aos seus seguidores a possibilidade de contribuir para os seus boards, as marcas podem não só gerar mais conteúdos como moldar a sua presença no Pinterest de acordo com o seu público.

3 – Fazer ofertas

As palavras “gratuito”, “oferta” e “desconto” são mágicas e fazem com que os consumidores corram em direcção às marcas, especialimente se considerarem que o produto ou serviço é útil. A plataforma de imagens do Pinterest pode ser uma boa forma de promover ofertas das marcas. As insígnias tanto podem fazer o pin das imagens de ofertas a partir do seu site principal, como criar imagens em exclusivo para o Pinterest. Se a oferta for interessante para os seguidores, pode gerar muitos pins, likes e repins.

4 – Entrar na mente dos seus fãs

Os fãs seguem as marcas por uma razão – porque querem algo delas, que os possam ajudar ou simplesmente entretê-los. O papel das marcas passa, assim, por descobrir o que querem os seus seguidores, e satisfazer as suas necessidades. O estudo recente sobre o Facebook fez notar que as imagens que geram mais partilhas, likes e comentários são de marcas. Por isso, no Pinterest, as insígnias devem partilhar apenas imagens que se coadunem com o seu universo, posicionamento e mensagem.

5 – Acrescentar várias imagens em todas as páginas

O Pinterest só permite fazer pin de páginas onde existam imagens. Caso contrário, não poderão ser partilhadas. Por isso, as marcas devem ter o cuidado de ter, pelo menos, uma imagem partilhável em cada página. O ideal será, aliás, ter várias imagens para partilhar em cada página, para que os utilizadores possam escolher a sua imagem favorita e divulgá-la.

6 – Analisar pins e imagens

Como mencionado no ponto 4, as marcas devem “entrar” na mente dos seus seguidores e partilhar imagens que sejam do seu interesse. Uma sugestão: devem encontrar as imagens mais partilhadas no Pinterest, e conhecer quem as está a partilhar. É necessário fazer isto de forma regular, para que as estratégias de marketing no Pinterest possam ser melhoradas. Há várias maneiras de o fazer:

Acompanhando os pins mais pouplares: uma das formas passa por visitar a secção Popular do Pinterest, e ver que tipo de pins são mais partilhados. Assim, as marcas podem fazer pins semelhantes nas suas páginas e criar temas parecidos nos seus blogues e websites.

Usando o Google Analytics: através desta ferramenta as marcas podem perceber quais as suas páginas de Pinterest que geram maior tráfego. Depois, há que analisar as páginas e imagens, e publicar outras imagens, na mesma linha.

Descobrindo que conteúdos estão a gerar mais pins a partir do seu site: a partir dolink http://pinterest.com/source/nomedodominio.com/ (substituindo “nomedodominino” pelo nome do domínio da empresa) as empresas podem descobrir quais as imagens mais populares entre os seus seguidores, no seu site.

Usando uma ferramenta de análise: Outra das opções é recorrer a ferramentas de análise específicas do Pinterest, como a Curalate. Esta ferramenta, exclusiva daquela rede social, tem por base o reconhecimento de imagens.

Num outro ponto, as marcas devem ter em conta a necessidade de acrescetar o botão “Pin It” a todas as suas páginas, para que os conteúdos sejam fáceis de partilhar.

Artigos relacionados