Sabe distinguir os prazos de validade?
“Consumir até” e “consumir de preferência antes de” são expressões semelhantes mas que não têm o mesmo significado. Para esclarecer todas as dúvidas e garantir que os consumidores portugueses estão informados, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) lança uma nova campanha sob o mote “Saber a diferença, faz a diferença”.
Integrada na Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, a campanha explica a diferença entre as datas de validade apresentadas em garrafas de azeite ou embalagens de fruta, por exemplo. O objectivo é ajudar os portugueses a rentabilizar o consumo dos produtos alimentares e evitar o desperdício.
Além do site da APED, onde vai estar disponível toda a informação sobre as várias indicações de validade/durabilidade, a campanha contempla mais de 1200 lojas e plataformas online, incluindo redes sociais de empresas associadas como é o cado do Aldi, Continente, Dia-Minipreço, El Corte Inglés, Intermarché, Ikea, Jumbo e Pão de Açúcar, Lidl, Novo Horizonte e Pingo Doce.
«A mais-valia desta campanha é que dá resposta à necessidade premente de informar e esclarecer o consumidor sobre questões muito práticas relacionadas com o seu dia-a-dia de consumo», comenta Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED. Segundo o responsável, campanhas como esta permitem «escolhas mais reflectidas, decisões mais ponderadas, melhor economia familiar, melhor ambiente e menos desperdício».