Sabe de onde vem o nome Audi? E o que querem dizer as quatro argolas do símbolo da marca?

Quando falamos da Audi, associamos imediatamente luxo, tecnologia e prestígio. No entanto, nem sempre foi assim. Para compreendermos a verdadeira origem da Audi, temos que viajar até 1909, ano em que tudo começou.

A Audi, tal como a conhecemos hoje, não nasceu da forma que imaginamos. A marca resulta da fusão de várias empresas e de algumas desavenças entre sócios, até que, finalmente, August Horch decidiu assumir o comando e dar forma àquilo que se tornaria uma das maiores fabricantes de automóveis a nível mundial.

Originalmente, a marca conhecida hoje como Audi chamava-se Auto Union e era formada pelas empresas NSU, Wanderer e A. Horch & Cie. No entanto, divergências entre Horch e o responsável financeiro da A. Horch & Cie levaram ao afastamento de Horch da companhia.

Mais tarde, Horch fundou a August Horch Automobilwerke GmbH e o seu sucesso como fabricante de automóveis começou a ganhar destaque. Devido a isso, a Auto Union entrou em disputa com Horch pela utilização do nome, que já estava registado como marca.

Essa disputa resultou numa ordem para Horch alterar o nome da sua nova empresa, por violação dos direitos de marca. Foi então que Horch encontrou uma solução curiosa para o seu problema: utilizou uma tradução do seu próprio nome. Em alemão, “Horch” significa “ouvir”, e a tradução latina para “ouvir” é “Audi”. E assim nasceu a Audi.

Em 1932, a Audi e a A. Horch & Cie resolveram as suas diferenças e foi nesse ano que surgiu o logótipo da Audi como o conhecemos hoje: as quatro argolas entrelaçadas. Cada uma delas simboliza uma das quatro empresas que estiveram na origem da Audi.

Ao longo de mais de 80 anos de história, a Audi atingiu marcos notáveis, incluindo a fabricação do primeiro carro a ultrapassar os 430 km/h (Audi Type C) e a liderança na realização de testes de colisão obrigatórios, que hoje são um padrão na indústria automóvel.

Há 75 anos, a Audi já era pioneira ao testar a segurança dos seus carros, ao aplicar o sistema quattro – um sistema de tracção integral inovador e amplamente reconhecido, que foi essencial para muitos dos sucessos da marca nas mais prestigiadas competições automóveis. Além disso, a Audi também se destacou por conquistar vitórias com os seus carros diesel e híbridos na emblemática prova das 24 Horas de Le Mans.

Artigos relacionados