Sabe como manter a sua empresa livre de ciberataques?

Os ciberataques são cada vez mais frequentes e sofisticados. De acordo com a Check Point Software Technologies, nos últimos dois anos, 60% das Pequenas e Médias Empresas foi vítimas de ataques informáticos e apenas 38% das organizações acredita estar preparada para lidar com um incidente cibernético sofisticado.

Assim, Check Point Software Technologies sugere 10 dicas para garantir a protecção contra ataques digitais:

Adoptar uma abordagem de prevenção em primeiro lugar: É preciso colocar a prevenção no centro das estratégias de cibersegurança. Os estudos demonstram de forma consistente que a implementação de uma estrutura de cibersegurança baseada na prevenção é mais fácil, mais eficaz e mais económica do que a confiança contínua apenas nas metodologias de detecção.

Actualizar constantemente os softwares: As aplicações e os sistemas operativos vulneráveis são os vectores mais negligenciados quando se trata de ataques informáticos. Quando o software está desactualizado, pode incluir vulnerabilidades de segurança que os hackers podem facilmente explorar. Embora os administradores das empresas sintam frequentemente que a sua organização não pode suportar o tempo de inactividade necessário para instalar actualizações/correcções, as potenciais consequências de as negligenciar podem ser catastróficas.

Implementar uma arquitectura unificada de cibersegurança: Uma arquitectura consolidada de cibersegurança que abranja todas as plataformas – incluindo redes, Endpoints, Cloud e dispositivos móveis – pode fazer face às principais ameaças, proporcionar uma maior visibilidade, fazer avançar a informação sobre ameaças, oferecer conhecimentos accionáveis e obter resultados mais sólidos em matéria de cibersegurança.

Limitar e controlar o acesso às contas: Este é o princípio do “privilégio mínimo”, em que é concedido aos utilizadores o acesso necessário para a execução de funções de trabalho, mas sem outras permissões de conta/login. Se minimizar as permissões, limitará os danos que um agente de ameaça pode criar através do roubo de credenciais, do comprometimento de contas e do movimento lateral da rede.

Abordar todos os vectores de ataque: Actualmente, existe um número quase esmagador de vectores de ataque, o que significa oportunidades aparentemente ilimitadas para os piratas informáticos. Devido à sua acessibilidade omnipresente, o correio electrónico continua a ser o vetor de ataque inicial mais comum procurado pelos cibercriminosos.

Automatização: A aplicação de tecnologias de automatização pode ser um factor de mudança na cibersegurança. As ferramentas e processos automatizados podem reforçar as capacidades de cibersegurança em várias frentes.

Assegurar uma boa higiene cibernética: Promova boas práticas de segurança cibernética entre os funcionários, informando-os sobre a importância de palavras-passe únicas e fortes, como verificar se existem ligações maliciosas e por que razão têm de instalar as irritantes actualizações do sistema.

Avaliar a postura de segurança dos parceiros: Uma avaliação da postura de segurança dos parceiros não deve ser um exercício de verificação. Em algumas organizações, os administradores aprovam actividades de segurança que não concluíram realmente – certifique-se de que isso não acontece com os seus fornecedores.

Formalizar os planos de resposta a incidentes e de continuação da actividade: Para evitar danos causados por ataques, desenvolva conjuntos abrangentes de planos de resposta a incidentes e de continuidade do negócio. Esses documentos devem ser acessíveis online e offline, devem descrever como os funcionários de TI/segurança cibernética devem reagir no caso de um incidente e devem detalhar como minimizar a interrupção das operações críticas.

Não esquecer a inovação: A cibersegurança não é estática. Dada a rapidez com que as ameaças estão a evoluir e a rapidez com que a tecnologia está a mudar (IA, blockchain, cloud), é crucial manter-se inovador e adaptável. Promova uma cultura de inovação e colabore com fornecedores de segurança que estão empenhados em elevar continuamente a fasquia para os seus clientes.

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