Sabe como instalar a cadeira auto do bebé? Dicas para viagens em segurança

Dias de calor são, muitas vezes, sinónimo de férias. Para famílias com crianças, é também sinónimo de preocupação adicional com a segurança em viagem, razão pela qual a Cybex elaborou um guia com dicas que podem ser aplicadas em trajectos realizados a bordo de um automóvel.

Segundo a marca de puericultura, uma das questões mais importantes – e mesmo decisivas –  é a escolha e a instalação correcta da cadeira auto:

– Em primeiro lugar, a cadeira auto deve ser adequada à estatura/peso e idade da criança, de forma a obter maior segurança e conforto de acordo com as necessidades da criança;

– Escolhido o equipamento, o passo seguinte é consultar em detalhe o manual de instruções e o possível tutorial em vídeo de instalação. Ao instalar o Sistema de Retenção para Crianças (SRC), os adultos devem ter em conta que existem diferentes tipos de ancoragem nos veículos, entre os quais estão o cinto de segurança de 3 pontos e os conectores ISOFIX.

– No caso do sistema ISOFIX, que consiste em dois conectores integrados no banco do automóvel que se colocam junto às barras localizadas por baixo dos bancos, a instalação poderá tornar-se mais fácil, uma vez que não requer a ajuda do cinto de segurança;

– Por outro lado, se a cadeira auto for instalada com uma base com uma perna de apoio, deve ser verificado se esta se encontra numa área do veículo que oferece estabilidade em caso de impacto. Segundo a Cybex, alguns modelos automóveis estão equipados com espaços de armazenamento no chão e na área traseira, não sendo aconselhável que sejam colocadas nestes espaços;

Em termos de direcção de orientação da cadeira auto, até aos quatro anos, as crianças devem ser transportadas, sempre que possível, no sentido contrário da marcha.

Além da questão da cadeira auto, a Cybex recomenda que as viagens sejam realizadas com roupas leves e frescas e que se aplique protecção solar com regularidade.

“As pausas, os brinquedos e as distracções, como jogos e músicas, são fundamentais para ajudar a passar o tempo”, sublinha ainda a insígnia. “Crianças entretidas promovem uma maior segurança na condução para os pais.”

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...