Sabe como fazer um evento de Natal corporativo de sucesso? Siga estes 10 “mandamentos”
Dezembro parece ainda estar muito distante, mas a verdade é que as empresas que ainda não começaram a pensar no evento da época, já o deveriam ter feito. Segundo os especialistas em gestão de eventos da Omnitel, estes eventos merecem tanta atenção quanto outros eventos corporativos de natureza mais comercial, já que são igualmente uma boa oportunidade empresarial no que diz respeito ao reforço da imagem e dos valores corporativos.
Como tal, são sugeridos 10 “mandamentos” para um evento de Natal de sucesso:
1) Reservar um espaço com antecedência: No caso do evento corporativo de Natal, a pressa em reservar o local não se justifica apenas pelo habitual elevado número de convidados, mas também pela normal indisponibilidade de datas disponíveis para realizar eventos nessa época;
2) Optar por locais de fácil acesso: É importante escolher um local de fácil acesso, bem situado a nível de localização e com transportes públicos nas proximidades;
3) Apostar numa refeição de qualidade: A variedade de propostas gastronómicas que podemos encontrar actualmente possibilita a escolha de diferentes opções para surpreender os convidados. As alergias e intolerâncias alimentares devem ser tidas em conta para que todos os presentes desfrutem da refeição;
4) Adequar o evento aos valores corporativos: É crucial ter em conta o perfil dos colaboradores e aproveitar o momento para reforçar os valores ou mensagens-chave da empresa junto dos mesmos;
5) Atribuir uma temática ao evento: Atribuir um tema ao evento corporativo de Natal é uma boa ideia para despertar o interesse dos colaboradores e incentivar um maior relacionamento e conhecimento entre todos;
6) Apostar na diversão: Num evento corporativo de Natal, a festa e diversão não podem faltar, já que este é um momento propício para conhecer melhor os colegas fora do âmbito habitual do trabalho;
7) Procurar elementos surpresa: Seja através da decoração, das actividades programadas ou das refeições, é importante pensar em pequenos detalhes que surpreendem os convidados;
8) Criar uma hashtag (#) para o evento: Tanto para incentivar a interactividade no dia, como a partilha de memórias depois deste, é importante criar uma hashtag personalizada para o evento;
9) Considerar a estética e a beleza do evento: Num mundo dominado pelos formatos de vídeo e fotografia e pelas redes sociais, é importante que tanto o local escolhido para o evento quanto a disposição e configuração dos elementos e atividades sejam cativantes;
10) Pensar além do evento: Embora o evento corporativo de Natal geralmente gire em torno da presença dos colaboradores no dia, é conveniente ter em consideração os compromissos familiares dos mesmos.