Sabe como evitar uma burla online? 4 dicas para comprar no Facebook e Instagram
Com o número de burlas online a aumentar substancialmente – entre encomendas que não chegam, vendedores que deixam de estar contactáveis e lojas que desaparecem –, o Portal da Queixa partilha com os consumidores alguns cuidados a ter antes de fazer compras através das redes sociais Facebook e Instagram.
A loja tem endereço físico ou contacto? Além de site próprio, dar preferência a lojas que também tenham um local físico e um número de contacto. Se é fácil abrir uma loja online nestas plataformas, é ainda mais fácil encerrá-la. Em caso de dúvida, ligar primeiro para o contacto disponibilizado ou contactar a loja por email para perceber se é real e se o seu serviço de apoio ao cliente é satisfatório.
Fornece a opção de pagamento seguro? Sempre que possível, optar por formas de pagamento seguras. Multibanco ou pagamento à cobrança são sempre métodos mais seguros, ainda que este último seja cada vez menos disponibilizado. Certificar-se sempre que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, valor, endereço da marca/vendedor e qual o prazo de entrega.
Disponibiliza a política de devolução? Qualquer loja online tem o dever de disponibilizar a sua política de devolução, uma vez que, enquanto consumidor, tem sempre direito ao arrependimento. Caso a loja não tenha disponível quais os termos de devolução, não efectue a compra antes de ter acesso a informação por parte da marca.
As reviews e os seguidores da loja são reais? Muitas lojas online disponibilizam reviews e têm muitos seguidores no seu perfil e nem sempre é fácil de detectar se é verdadeiro ou falso. No caso das reviews, é importante que o autor tenha uma fotografia real e se identifique, uma vez que gera mais credibilidade. Quanto aos seguidores, muitas lojas compram seguidores nas redes sociais tanto para ter mais força nestas plataformas, como para obterem algumas funcionalidades extra. Se a marca é pequena, mas tem um volume de seguidores equiparado a uma grande marca, é de desconfiar. Dar preferência a marcas que tenham seguidores à escala real da sua dimensão.