Sabe como evitar as burlas online nos saldos?
A chegada do novo ano traz consigo uma época desejada por muitos: os saldos. Mas apesar de esta ser uma grande oportunidade em termos de poupança, é também uma altura em que vários criminosos informáticos tentam tirar partido dos consumidores através de esquemas fraudulentos.
Desta forma, a Selectra, especialista em telecomunicações, elaborou uma lista com oito dicas para os consumidores terem em mente antes de se aventurarem nas compras online.
Cuidados a ter antes da compra
– Confirme a fiabilidade do site. Existem muitas páginas que parecem credíveis, mas que, na verdade, não o são. Assim, deve estar atento a detalhes que o ajudam a confirmar se a página é realmente segura, tais como verificar se a barra de endereço é acompanhada por um cadeado, analisar as políticas de privacidade do site ou fazer uma pesquisa nos portais de queixa.
– Evite utilizar redes de acesso público. Quando realiza uma compra, acaba por fornecer dados importantes, como o seu número de telefone ou cartão de crédito. Assim, para evitar que estes se extraviem, o melhor é mesmo utilizar o seu computador pessoal ou telemóvel quando quiser aceder a estas páginas.
– Desconfie de contactos que não conhece. Ultimamente têm sido relatadas várias tentativas de fraude via SMS, o que significa que deve estar muito atento a qualquer link ou ficheiro que lhe seja enviado por contactos que não conhece, principalmente se forem referentes a promoções ou ofertas.
Durante o processo de compra
– Verifique os termos de venda das lojas. Procure pelos dados da loja como a sua denominação social, endereço geográfico, registo comercial e número de identificação fiscal, de modo a assegurar-se mais uma vez que a loja é fidedigna.
– Acompanhe o valor final à medida que vai adicionando itens ao carrinho. Antes de fazer o pagamento, certifique-se que o valor total corresponde ao que estava anunciado inicialmente nos artigos. Se verificar que, de facto, são valores diferentes, remova todos os produtos do carrinho e volte a incluí-los novamente. Se o erro persistir, o melhor é desistir da compra por agora e fazer uma segunda tentativa mais tarde.
– Opte pelo pagamento com cartões com mecanismos de segurança acrescida. Crie um cartão virtual destinado apenas àquela compra ou usufrua do serviço gratuito 3D Secure. Este último, por exemplo, usa um código numérico que lhe é enviado após cada compra realizada, dando assim uma maior segurança às suas compras online.
Após a compra
– Guarde a informação sobre a transação efectuada. Ter esta informação guardada é essencial para resolver qualquer problema que possa surgir, sendo por isso aconselhável que tire um print screen aos dados da operação, caso a factura em formato digital nunca lhe chegue a ser entregue.
– Verifique os movimentos do seu cartão regularmente. Consultar os movimentos do seu cartão de forma recorrente é sempre importante, de modo a detectar algum movimento indevido, mas após ter feito uma compra online, esse cuidado deve ser redobrado.