Sabe como cuidar da saúde mental durante a menstruação?

A Intimina, marca dedicada a produtos de saúde íntima feminina, assinala o Setembro Amarelo, uma campanha global de consciencialização para a prevenção do suicídio, para falar sobre a relação entre a saúde mental e a menstruação, bem como partilhar alguns conselhos para melhorar o bem-estar durante essa altura do mês.

A menstruação pode ter um impacto significativo no bem-estar emocional e psicológico, tornando-se crucial cuidar da saúde mental durante este período. O ciclo menstrual é um processo complexo que envolve flutuações hormonais, e estas alterações podem afectar a saúde mental de uma pessoa. Esses efeitos podem variar significativamente de pessoa para pessoa: para algumas são ligeiras e controláveis, enquanto para outras podem ser perturbadoras.

Alterações comuns que se podem sentir durante a menstruação:

  • Mudanças de humor: As flutuações hormonais, especialmente as alterações nos níveis de estrogénio e progesterona, podem levar a mudanças de humor, irritabilidade e maior sensibilidade emocional.
  • Ansiedade: Algumas pessoas podem sentir um aumento da pressão ou dos níveis de stress durante o ciclo menstrual. Isto pode dever-se às alterações hormonais que afectam os neurotransmissores no cérebro.
  • Depressão: A depressão pré-existente pode ser exacerbada durante o ciclo menstrual, levando a um agravamento de sintomas como baixa energia, sentimentos de desespero e tristeza.
  • Síndrome de Tensão Pré-menstrual: A TPM é um conjunto de sintomas emocionais e físicos que ocorre nos dias que antecedem a menstruação. Pode incluir irritabilidade, alterações de humor e maior sensibilidade ao stress.

Para ajudar a relaxar durante a menstruação, a Intimina deixa algumas sugestões:

  • Praticar técnicas de redução do stress, como mindfullness, meditação, exercícios de respiração profunda ou ioga. Respirar fundo pode ser suficiente para recentrar. Estes exercícios de respiração podem ajudar a mudar a energia e a melhorar o humor.
  • Caminhar não ajuda apenas a manter a saúde física sob controlo, também é bom para a saúde mental porque caminhar aumenta as endorfinas. Estas hormonas da felicidade melhoram a saúde mental e ajudam a diminuir a sensibilidade ao stress e à dor.
  • Quer seja preciso alguém com quem rir ou de um ombro para chorar, deve manter-se contacto com as pessoas mais próximas.
Artigos relacionados