Sabe aquelas fotos que recebe no Whatsapp que só pode ver uma vez? Há um truque para as recuperar
A funcionalidade do Whatsapp de enviar fotografias que só podem ser vistas uma vez foi criada para proteger a privacidade dos utilizadores, mas já imaginou se as pudesse recuperar?
O jornal El Economista identificou um ponto fraco nesta funcionalidade – em que as fotografias e vídeos desaparecem assim que são vistas pelo destinatário – que poderá levá-lo a recuperar algumas dessas imagens que lhe foram enviadas.
De acordo com o jornal espanhol, embora esta função não permita downloads diretos nem capturas de ecrã em alguns dispositivos, os utilizadores encontraram formas de contornar estas restrições. Como este tipo de conteúdo não é encriptado de forma diferente dos restantes dados, é possível que as imagens permaneçam em cópias de segurança ou no armazenamento do dispositivo.
Então como pode voltar a ver estas fotos?
Se aceder às pastas internas da aplicação, há uma grande probabilidade de conseguir recuperar estas imagens. Para isso, basta seguir estes passos:
- Criar uma cópia de segurança – A cópia de segurança é essencial para garantir que os dados, incluindo fotos e mensagens, fiquem guardados no dispositivo ou no Google Drive.
- Ir ao menu e abrir a opção “Definições” – Depois, aceder a “Armazenamento” e “Gestão de armazenamento”. A seguir, abrir a conversa onde está a imagem que se pretende recuperar e ordenar os ficheiros por “mais recentes”.
- Visualizar temporariamente a foto – A imagem pode ficar acessível até que a aplicação atualize a cópia de segurança e a apague.
Este método é realmente eficaz?
Embora o processo possa funcionar, há alguns aspetos a ter em conta: O WhatsApp armazena temporariamente as imagens de “ver uma vez” em cache. Se a cópia de segurança for feita imediatamente após a visualização, é possível que a imagem seja incluída. No entanto, se os dados em cache forem apagados antes da cópia de segurança, este método não funcionará.
A eficácia pode ainda variar conforme o dispositivo e a versão do WhatsApp, pois alguns sistemas operativos gerem os acessos a ficheiros de forma mais restritiva.