Rubis: Uma estratégia comum para ambiente, pessoas e sociedade

Na Rubis, a sustentabilidade e a responsabilidade social são duas áreas que não podem ser dissociadas. A sustentabilidade desempenha um papel fundamental como pilar da responsabilidade social empresarial e está directamente relacionada com a capacidade que a empresa tem de operar e desenvolver as suas actividades de forma responsável, tendo sempre em consideração os aspectos ambientais, sociais e económicos.

Fazendo parte de um grupo multinacional francês, a Rubis dispõe de uma política de responsabilidade social corporativa (RSC) transversal, cuja abordagem se inscreve numa política global.

De acordo com Cristina Machado, responsável pela área de Compliance e RSC e directora de Marketing, Projectos e Desenvolvimento do Negócio da Rubis, «desde 2022, temos vindo a desenvolver uma abordagem estruturada, com o estabelecimento de um roadmap que tem por base três pilares de actuação – Ambiente, Pessoas e Sociedade. O acompanhamento de indicadores relevantes em cada um destes pilares permite-nos avançar, mas também medir os nossos progressos».

Desta forma, a Rubis integra, nas suas decisões estratégicas, práticas operacionais mais sustentáveis, monitorizando as actividades através da definição de objectivos, e medindo o seu impacto na sociedade e no ambiente. «Actuamos com transparência, comunicando esses mesmos objectivos interna e externamente.»

A responsável acredita que «através do crescimento sustentável a longo prazo, criando uma cultura sólida de investimento e compromisso com o ambiente, com as nossas pessoas e com a comunidade, conseguiremos garantir a criação de valor para todas as partes interessadas».

Assim, a Rubis pretende ser reconhecida por: 1) Clientes: «Pelo rigor e profissionalismo na relação diária, potenciando a transferência mútua de benefícios e mais-valias dessa relação, com vista à melhoria da qualidade de vida de todos os que servimos»; 2) Parceiros e fornecedores: «Como a melhor aliança possível pelos acordos estratégicos de continuidade e credibilidade»; 3) Colaboradores: «Garantindo a criação do melhor ambiente possível para desenvolver as pessoas, potenciando as suas capacidades e retendo o talento»; 4) Comunidade: «Operando em segurança, protegendo as pessoas, os activos e o ambiente.»

Para a Rubis, o crescimento sustentável passa por continuar a assegurar a rentabilidade económica, reduzindo o impacto ambiental em toda a cadeia de valor e maximizando o impacto social positivo.

A PENSAR NO MEIO AMBIENTE

Actualmente, a Rubis já tem implementadas algumas medidas que têm como objectivo contribuir para uma diminuição da pegada ecológica da empresa e para o aumento da sustentabilidade do negócio, através da reutilização de algumas das suas embalagens e consumíveis: as garrafas de gás de aço são continuamente reutilizadas e, após 15 anos, sujeitas a um processo de requalificação e de inspecção para voltar ao circuito por mais 15 anos; as válvulas e acessórios metálicos são reencaminhados para valorização após término da sua vida útil, dando origem a novos materiais; a matéria-prima dos pólos das garrafas de polipropileno é reciclável e utiliza, por regra, cerca de 20 a 25% de resíduos industriais reciclados; os reservatórios de gás são reutilizados após revalidação das suas condições de operacionalidade, através uma inspecção periódica.

Além de todas estas medidas, entre outras, a empresa procura activamente que os seus fornecedores apresentem soluções “amigas do ambiente” e que os seus materiais sejam de origem reciclável.

Para reduzir o impacto ambiental e promover a eficiência energética nas suas instalações e operações, a Rubis «procedeu à instalação de painéis fotovoltaicos na nossa sede, em Lisboa, e em algumas das nossas instalações, bem como nas nossas subsidiárias. A instalação de painéis fotovoltaicos vai permitir que parte da energia que consumimos nas nossas instalações seja proveniente da energia solar captada, reduzindo assim o consumo da electricidade via rede normal», explica Cristina Machado.

A responsável acrescenta que, «em Portugal, somos uma empresa exclusivamente dedicada ao negócio de gás e operamos em todos os segmentos do GPL. A distribuição de gás já funciona num modelo de economia circular, pelo que um dos nossos desafios passa pela redução dos níveis de CO2 em toda a cadeia de distribuição do nosso produto: ao nível da eficiência energética das instalações, dos processos de requalificação de garrafas e materiais, da aquisição de viaturas de distribuição, da optimização de rotas e através de canais de encomendas online».

No que diz respeito aos consumidores, a Rubis preocupa-se essencialmente com as suas necessidades concretas, procurando oferecer soluções energéticas eficientes e complementares, como, por exemplo, a venda de aquecedores de interior a gás, onde é incentivada a aquisição de novos equipamentos com a retoma de equipamentos usados.

A PENSAR NA COMUNIDADE

De forma complementar a estas iniciativas de carácter ambiental, a Rubis foca-se na proximidade e no envolvimento com as comunidades em que está inserida. Cristina Machado lembra que «há já vários anos que apoiamos associações e instituições nacionais, cujas missões se centram no bem-estar comum e no apoio às populações mais desfavorecidas. Através de projectos ligados à saúde e à educação, conseguimos marcar a diferença e apoiar crianças, jovens, pessoas desfavorecidas e pessoas com deficiência».

Um exemplo é o projecto de responsabilidade social “Pedalar por uma Causa”, uma iniciativa da Rubis Gás co-financiada pela Rubis França, que visa a angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social. Cristina Machado explica que esta «foi uma iniciativa desenhada no âmbito da presença da nossa marca em eventos de ciclismo, onde conseguimos envolver as populações locais numa competição saudável. Por cada quilómetro pedalado, a Rubis faz um donativo de cinco euros a uma instituição local. De 2017 até 2023, já pedalámos cerca de 20 mil km e ajudámos 22 instituições com esta iniciativa solidária. E vamos continuar a pedalar»!

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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