Rubis Gás: Verde de esperança e esforço
Pelo sexto ano consecutivo, a Rubis Gás foi patrocinadora oficial da Camisola Verde da Volta a Portugal em Bicicleta, naquela que foi a 83.ª edição da prova rainha do ciclismo nacional. A marca voltou, desta forma, a premiar o atleta que liderou a classificação geral por pontos, tendo no final da prova a Camisola Verde sido atribuída ao norte-americano Scott McGill (da equipa Wildlife Generation Pro Cycling).
Representando um investimento contínuo e relevante ao longo dos últimos anos, a associação à Volta a Portugal em Bicicleta tem permitido à Rubis Gás reforçar o seu posicionamento enquanto marca de proximidade. «A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento emblemático que junta milhares de portugueses e percorre muitas localidades do nosso País. Para a Rubis Gás, é uma honra poder associar-se a esta competição. Somos uma empresa focada na proximidade e queremos estar onde estão os portugueses e também onde estão os nossos parceiros locais, proporcionando-lhes boas experiências», refere Cristina Machado, directora de Marketing da Rubis Gás.
Em resultado deste investimento contínuo, é seguro afirmar que a Rubis Gás já é sinónimo de Camisola Verde. São já seis anos consecutivos que a marca premeia o ciclista que nas chegadas e nas metas volantes consegue somar o maior número de pontos, sendo nessa condição o mais regular e líder da classificação por pontos. «É o sexto ano em que a Rubis Gás patrocina a Camisola Verde, ou não fosse esta também a nossa cor. Para nós, representa a resiliência e perseverança destes atletas, valores que fazem parte do nosso ADN e que partilhamos no nosso dia-a-dia», frisa Cristina Machado. A 83.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta decorreu entre os dias 4 e 15 de Agosto, contando com 18 equipas, numa competição em que foram percorridos 1560 quilómetros.
PRESENTE EM TODAS AS ETAPAS
Este ano, além da visibilidade da marca na Camisola Verde, a Rubis Gás voltou a fazer notar a sua presença na competição através de um ambicioso plano de activações durante a prova. Desde logo, a marca esteve presente em todos os locais por onde a Volta a Portugal passou, nas Feiras da Animação das Partidas e das Chegadas, com diversas actividades dirigidas ao público em geral e contando ainda com a participação dos seus parceiros em cada região.
Imbuindo-se do espírito festivo que está sempre associado a esta prova, a Rubis Gás colocou equipamentos insufláveis alusivos à marca e um ecrã gigante no Clube da Volta, que permitiu acompanhar a transmissão da RTP, além de ter estado presente em vários espaços de publicidade e esplanadas. «E, como não podia deixar de ser, com as nossas duas mascotes botijas [o Rubis e a Rubina] que, juntamente com bailarinos, animaram todos os dias o programa “Há Volta” da RTP1», destaca Cristina Machado. Além disso, a carrinha pick-up do ciclista Camisola Verde percorreu todas as etapas da Volta.
Além destas activações, a Rubis Gás voltou a estar associada à Etapa da Volta, um evento de cicloturismo que permite a todos os amantes deste desporto viverem as mesmas sensações que os seus ciclistas preferidos numa Etapa da Volta a Portugal. Este ano, a equipa da Rubis Gás na Etapa da Volta – que decorreu no dia de descanso da grande competição, a 9 de Agosto – contou com mais de 150 elementos. «Esta é uma excelente oportunidade para a Rubis se encontrar com os seus parceiros e clientes que partilham o gosto pela prática de desporto, proporcionando aos amantes do ciclismo a possibilidade de viverem de perto uma Etapa da Volta», refere a directora de Marketing da Rubis Gás. «Temos assistido a um crescimento elevado no número de adeptos da Camisola Verde Rubis Gás. De 12 participantes, em 2016, contámos este ano com um pelotão de 152 ciclistas», acrescenta.
De acordo com a mesma responsável, o balanço da presença da marca na 83.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta é positivo. «O balanço tem excedido sempre as nossas expectativas. Temos tido uma grande adesão por parte dos nossos parceiros de negócio e clientes, assim como do público que passa pelos nossos stands. O feedback dos nossos revendedores é muito positivo – são os primeiros a vestir a camisola. O facto de termos um representante local no pódio para entregar a Camisola Verde acaba por ser também um prémio para toda a família Rubis Gás», frisa Cristina Machado. «O retorno mediático tem crescido, todos os anos, mas, para nós, o mais importante é o valor reconhecido pelos nossos parceiros de negócio, clientes e pelo público em geral.»
“PEDALAR POR UMA CAUSA”
Para a Rubis Gás, a presença num evento com a dimensão e visibilidade da Volta a Portugal em Bicicleta tem sido também aproveitada para reforçar o eixo da solidariedade social. Pelo quinto ano consecutivo, a marca promoveu a iniciativa “Pedalar por uma Causa”, que todos os anos tem contribuído para apoiar diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), envolvendo os seguidores da prova. Este ano, e mais uma vez, esta iniciativa decorreu em todas as etapas da Volta a Portugal na Feira da Animação das Chegadas, tendo assim passado por Lisboa, Elvas, Castelo Branco, Torre, Viseu, Miranda do Corvo, Maia, Braga, Fafe, Mondim de Basto e Vila Nova de Gaia. No espaço da Rubis Gás colocado em cada uma destas etapas, esteve disponível uma estrutura com várias bicicletas estáticas em que todas as pessoas puderam pedalar e contribuir para ajudar quem mais precisa. Por cada quilómetro pedalado, a Rubis Gás comprometeu-se a doar cinco euros a três IPSS que actuam nas áreas da saúde e da educação.
Nesta edição, as três instituições de solidariedade social apoiadas pela marca (e escolhidas pelos seus colaboradores) são a Nomeiodonada, nomeadamente o projecto Kastelo, que consiste numa casa cedida pelo Centro Hospitalar do Porto para crianças que necessitam de cuidados continuados e paliativos, mas que precisa de ser adaptada às necessidades destas crianças; a CERCI Braga, uma associação com diferentes respostas sociais para capacitação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, sendo que a contribuição da Rubis Gás visa apoiar a compra de um novo autocarro para a associação; e a FROC – Fundação Rui Osório de Castro, uma associação que apoia e protege crianças com cancro, concentrando a sua actividade em esclarecer os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro e promover a investigação, contribuindo assim para o avanço da medicina nesta área.
De 2017 até este ano, a iniciativa “Pedalar por uma Causa” apoiou 15 instituições e projectos sociais, tendo doado um total de cerca de 98 mil euros. Esta última edição contou com a RTP e a Rádio Renascença como media partners.
«“Pedalar por uma Causa” é um projecto no âmbito da nossa política de responsabilidade social, “Rubis por uma Causa”, que sensibiliza as pessoas a unir-se e a pedalarem por um objectivo. É uma forma de envolver a população – clientes, parceiros, colaboradores e o público em geral – e de a Rubis poder contribuir para melhorar ou incentivar projectos de cariz social», conclui Cristina Machado.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.