Rubis Gás: Uma aposta para continuar

A relação da Rubis Gás com o ciclismo surgiu em 2016, com a marca a patrocinar a camisola verde da Volta a Portugal em Bicicleta até 2022, segundo revela Cristina Machado, directora de Marketing, Projectos e Desenvolvimento de Negócios. A empresa distribuidora de gás defende os valores desportivos que pautam o ciclismo, como a superação, resiliência, trabalho em equipa, liderança e integridade. Para a responsável, estes princípios fundamentais são promovidos internamente e transmitidos a todos os parceiros de negócio e clientes da empresa.

Paralelamente, o ciclismo foi também um espaço que permitiu o desenvolvimento de uma importante acção de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a iniciativa “Pedalar por uma Causa”, que visa a angariação de fundos para apoiar instituições de solidariedade social, envolvendo o público numa pedalada solidária.

Segundo a profissional de Marketing, «a ligação da marca Rubis Gás ao ciclismo reflecte a vontade da empresa em incentivar o desporto nacional e a prática dos bons hábitos de saúde entre as populações e as suas comunidades». Além disso, acrescenta também que se trata de «uma oportunidade para promover o convívio entre os colaboradores da empresa e os parceiros de negócio, beneficiando várias instituições em diferentes locais do país».

LIGAÇÃO ÀS COMUNIDADES LOCAIS

Ao longo dos anos a Rubis Gás percebeu o forte impacto local do ciclismo, com um número cada vez maior de praticantes de diferentes modalidades (estrada, montanha ou BTT) – que participam em provas de menor visibilidade mediática. Assim, a marca está agora virada para o apoio a este tipo de ciclismo, onde todos podem participar, independentemente da idade ou género, sendo a Rubis Gás, enquanto marca socialmente responsável, defensora de um desporto inclusivo, igualitário e livre.

O ciclismo amador tem cada vez mais impacto a nível regional, sobretudo porque há cada vez mais promotores de provas desportivas a organizarem eventos de cicloturismo e competição aberta, envolvendo as populações locais e além-fronteiras. «Ficámos muito impressionados com o nível da organização destas provas e encontrámos uma excelente alternativa que nos permite estar, todo o ano, ainda mais perto das populações e dos nossos parceiros locais», refere a directora de Marketing da empresa de gás.

NOTORIEDADE E SUSTENTABILIDADE DA MARCA

No que concerne aos pilares da estratégia no ciclismo, a Rubis Gás aposta, cada vez mais, numa experiência inclusiva e de proximidade com as pessoas. A marca vai continuar a patrocinar várias provas de ciclismo de estrada, BTT e gravel, de norte a sul do País. Estas provas, que acontecem ao longo do ano, são eventos de ciclismo abertos a toda a comunidade e procuram conciliar a vertente desportiva com a descoberta do património cultural. Com esta associação, «a empresa consegue estar perto das populações locais e deixar também a marca na vertente de responsabilidade social».

Ainda assim, Cristina Machado deixa claro que «a notoriedade da Rubis Gás não depende só da associação da marca ao ciclismo», ainda que o patrocínio da Volta a Portugal durante sete anos tenha trazido retorno ao nível da notoriedade. A profissional sublinha, porém, que a organização não pretende ter visibilidade apenas durante os dias de um grande e importante evento. «A notoriedade da nossa marca é alicerçada pela nossa forte presença local todo o ano, pelo que queremos continuar a relacionar-nos com as populações, num ambiente desportivo, e poder transmitir os nossos compromissos sociais e ambientais», acrescenta.

A empresa defende um crescimento sustentável a longo prazo e uma cultura sólida de investimento e compromisso com o ambiente, colaboradores e comunidade. Na visão da Rubis Gás, o crescimento sustentável passa por assegurar a rentabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que tenta reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor e maximizar o impacto social positivo.

A política de sustentabilidade da marca incide precisamente nos compromissos com a protecção e segurança da comunidade e do ambiente. Quanto ao futuro, «a aposta no ciclismo é para continuar e vamos procurar parcerias com organizações que promovam acções socialmente responsáveis, inclusivas e que tenham na sua actividade comercial preocupações ambientais».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Ciclismo”, publicado na edição de Setembro (n.º 326) da Marketeer.

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