RTP tem que reconquistar os jovens
Atingir uma audiência conjunta de 22% nos dois canais em sinal aberto de televisão da RTP é uma das metas do PDR para 2014. Segundo Alberto da Ponte, presidente do Conselho de Administração da RTP, o caminho está a ser feito e cativar os jovens é uma das estratégias delineadas
Texto Maria João Lima e Maria João Vieira Pinto
Fotografia Paulo Alexandrino
Quando Alberto da Ponte chegou à RTP sabia que tinha pela frente uma tarefa árdua. Uma empresa sobredimensionada em número de trabalhadores, com uma dívida estimada em 150 milhões de euros, a enfrentar uma quebra de audiências e debaixo do “fantasma” da privatização. Guilherme Costa tinha batido com a porta, em confronto com o Governo, e o que durante oito anos fora CEO da Sociedade Central de Cervejas viu-se a braços com um dos mais duros trabalhos que já enfrentara. Mas, diz na entrevista à Marketeer, abraçou o desafio «um pouco por missão».
Começou por ir arrumando a casa, por tentar reduzir a dívida e por desenvolver um plano estratégico a prazo que passa pela diminuição dos custos, pelo aumento das receitas e pela conquista de 22% de share no conjunto dos canais de sinal aberto, em 2014. Diz que não ambiciona a liderança do mercado, porque entende que não é neste terreno que o grupo se deve mover.
Hoje, o presidente do Conselho de Administração da RTP está determinado a que o Canal 1 continue o seu posicionamento de serviço público, pelo que vai manter a sua aposta na produção nacional e na oferta de outro tipo de programas que o distingam dos restantes canais a emitir em sinal aberto. E a que o Canal 2 ofereça conteúdos para um público mais segmentado. Mais ainda, quer melhorar as marcas já existentes e investir nas novas apostas que vão surgir com a nova grelha, que arranca em Outubro. Para chegar à fasquia que foi estabelecida e, pelo meio, piscar o olho ao público jovem.
Para ler a entrevista na íntegra, consulte a edição de Setembro de 2013 da revista Marketeer.