RTP quer auditoria ao painel da GfK
Ontem à tarde, o conselho técnico consultivo (CTV) da CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios validou o novo painel de medição de audiências da GfK. A decisão é, no entanto, contestada pela RTP, que se coloca ao lado da TVI no pedido de uma validação por parte da PricewaterhouseCoopers (PwC), a empresa responsável pela auditoria realizada no ano passado.
“O plano de acção e correcção imposto pela CAEM à GfK deve ser validado por uma entidade independente, preferencialmente a mesma que durante o ano passado na realização da auditoria detectou os erros. Nesse sentido a posição da RTP coincide com a da TVI”, adianta à Marketeer fonte oficial da estação pública.
A RTP e a TVI lançam dúvidas sobre a representatividade das faixas etárias mais novas e mais velhas, bem como a dimensão do agregado familiar no novo painel de audimetria da GfK.
O painel foi ontem validado em reunião pelo conselho técnico consultivo (CTC) da CAEM. Na próxima sexta-feira, será a vez da direcção daquele organismo se reunir, altura em que poderá dar luz verde à validação ou, pelo contrário, aceitar o pedido de auditoria das duas estações televisivas. A validação integra o PAC 2012 – Plano de Acção e Correcção, que foi desencadeado, em meados do ano passado, na sequência das reclamações apresentadas por alguns associados da CAEM.
Recorde-se que a GfK é, há cerca de um ano, a empresa responsável pela medição de audiencias televisivas em Portugal.