RTP põe fim à publicidade nos vídeos online e às chamadas de valor acrescentado
A partir de agora, os espaços de informação do site da RTP deixarão de ter publicidade nos vídeos. Isto significa que é possível aceder ao noticiário mais recente, por exemplo, sem ter de esperar alguns segundos e de assistir a um anúncio. Segundo o canal, chega ao fim a utilização destes espaços nas plataformas digitais para exploração comercial.
“Apesar dos espaços de conteúdos publicitários serem prática corrente, com o objectivo de garantir uma experiência de excelência, a RTP decidiu deixar de colocar publicidade em formato vídeo no início ou a interromper os conteúdos noticiosos, tanto no site da RTP Notícias como na APP RTP Notícias”, adianta o canal em comunicado.
Além disso, as chamadas de valor acrescentado em programas como “Praça da Alegria” ou “A Nossa Tarde”, por exemplo, também deixam de existir. Desde o início deste mês que apenas são permitidas chamadas deste tipo associadas a campanhas de responsabilidade social e humanitárias.
No campo do entretenimento, a excepção são os programas em que a participação do público é considerada fundamental, como é o caso do Festival da Canção, das 7 Maravilhas de Portugal ou do The Voice Portugal. “Todas as iniciativas associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de Entretenimento da RTP a partir de Janeiro”, indica o canal.