RTP lança “maratona solidária” de 73 horas na Antena 3

tocaatodosrtp redim

Uma maratona solidária de quatro dias contra a pobreza infantil. O “Toca a Todos” vai mobilizar a RTP de 3 a 6 de Dezembro, numa iniciativa que contará com o apoio de dezenas de artistas e de empresas.

Esta é uma iniciativa criada pela rádio pública holandesa há dez anos e que a RTP trouxe pela primeira vez a Portugal, conta Rui Pêgo, director de Programas de Rádio da emissor pública à Marketeer. «É uma operação muito complexa do ponto de vista operacional e que envolve diversos meios», quer do ponto de vista da televisão quer da rádio, explica.

Escolhendo uma causa que considera ser crítica, a pobreza infantil, o “Toca a Todos” irá ser alvo de atenção na programação dos diferentes meios da RTP. A Antena 1 irá transmitir a partir do dia 24 de Novembro uma série de conversas sobre o tema, contando-se entre os entrevistados Laborinho Lúcio, Manuela Eanes, a presidente do Instituto de Apoio à Criança, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas, e a ex-ministra da Saúde Ana Jorge, entre outros. Está também previsto um Prós e Contras na RTP1 sobre a causa.

O Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ser o epicentro do “Toca a Todos”, o sítio onde será instalado o estúdio de rádio em vidro onde os locutores da Antena 3 Ana Galvão, Diogo Beja e Joana Marques ficarão “trancados” durante os três dias que decorrer a maratona. A porta será “trancada” às 20 horas do dia 3 por António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa – e só reaberta no dia 6 às 21 horas.

O espaço no Terreiro do Paço vai receber espectáculos de artistas portugueses como José Cid, Boss AC, os pequenos talentos do The Voice Kids, juntamente com os mentores, e showcases de Luísa Sobral, David Fonseca, Jorge Palma, e António Zambujo, entre outros.

Mais de cem personalidades irão marcar presença nesta iniciativa solidária. «Todos os convidados levarão um objecto que queiram oferecer e que será leiloado por um conjunto de voluntários» do evento, explica Rui Pêgo. Está já confirmada a presença de Herman José e Maria Rueff no dia 4 de Dezembro a partir das 19h.

O público poderá também escolher as canções que irão passar na emissão, “comprando” a música seleccionada numa jukebox instalada no Terreiro do Paço. Ainda, os Clã cederam os direitos da canção “Asas Delta” para ser o hino da iniciativa, revela o director de Programas de Rádio da RTP.

Os CTT, Portugal Telecom, Pingo Doce e Sport Zone são as marcas parceiras da iniciativa, «prevendo-se ainda a associação de um banco» à causa, adianta Rui Pêgo.

Artigos relacionados