Rotas alternativas e semáforos com IA. Google quer mais ecologia nas deslocações

A Google quer ajudar os seus utilizadores a fazerem escolhas mais sustentáveis. Para isso, lançou um conjunto de ferramentas que permite fazer viagens e deslocações com uma maior noção de sustentabilidade.

A partir de hoje, nos EUA, e na Europa em 2022, o Google Maps irá irá apresentar a rota que contamine menos o ambiente, caso este não seja já o caminho rápido. Com esta medida, a empresa estima que seja possível economizar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano – o equivalente a remover mais de 200.000 carros das estradas. Além disso, contribuirá para a poupança dos condutores através da redução do consumo de combustível.

Em simultâneo, a Google está a utilizar a inteligência artificial para optimizar a eficiência dos semáforos. A empresa tem realizado testes em Israel para prever as condições de tráfego, tendo registado uma redução de 10-20% no combustível e nos atrasos nos cruzamentos. Com base nos resultados apresentados, a Google encontra-se em conversações para levar esta solução para o Rio de Janeiro, bem com outras cidades.

Igualmente a partir de hoje, o Google Flights passa a disponibilizar informações sobre as emissões de carbono associadas por lugar em cada cada voo, sendo sugeridas outras de baixo carbono. Ao pesquisar por hotéis, os utilizadores terão acesso a informações sobre os esforços de sustentabilidade, desde a redução de resíduos e as medidas de conservação da água até saber se determinados hotéis são certificados pelas organizações independentes Green Key ou EarthCheck.

Para promover outros meios de transporte, a Google está a introduzir funcionalidades de navegação mais fáceis para os ciclistas que utilizam o Maps. E também a tornar mais simples encontrar bicicletas e scooters partilhadas em mais de 300 cidades.

A Google também tem ajudado clientes como a Whirlpool, Etsy, HSBC, Unilever e Salesforce a desenvolverem novas soluções para os desafios específicos das mudanças climáticas. Recentemente, lançou ferramentas para ajudar as empresas a escolherem regiões mais limpas para localizarem os seus recursos Google Cloud.

Por último, a empresa quer que os consumidores façam escolhas mais sustentáveis quando fazem compras, começando pelos electrodomésticos. Assim, ao pesquisar por produtos que consomem muita energia, como por exemplo, máquinas de lavar louça ou caldeiras, as sugestões no separador Shopping irão ajudar a refinar a pesquisa em função das opções económicas e sustentáveis.

“Em todos estes esforços, o nosso objectivo é tornar a escolha sustentável, uma escolha mais fácil. A nível individual, estas escolhas podem parecer pequenas, mas quando as multiplicamos pelos vários produtos da Google, significam grandes melhorias. Tudo é importante para alertar para as piores consequências das mudanças climáticas e iremos continuar a encontrar novas formas dos nossos produtos poderem ajudar”, explica a Google no seu blog.

Artigos relacionados