Rosa & Teixeira: Um Século de história na moda de luxo

A história de Rosa & Teixeira está ligada à própria história da alfaiataria em Portugal. Tudo começa com Manuel Amieiro, no início do século XX, quando, depois de uma experiência na Rue Royale de Paris, o epicentro da elegância europeia, o português se transforma no Mestre Alfaiate mais prestigiado de Lisboa. Francisco Rosa, seu discípulo, substitui o mestre e continua a tradição com o genro, António Teixeira. Da união dos dois apelidos nasceu a distinta marca de alfaiataria Rosa & Teixeira.

Rosa & Teixeira estabelece-se, então, na Avenida da Liberdade, o centro da alta-costura e da moda de luxo de Lisboa. Numa relação longa, que se renova todos os anos, a marca cresce e evolui e, sem nunca perder a sua personalidade, a sua oferta supera-se ano após ano. Em 1981, Rosa & Teixeira enfrenta os desafios da evolução e actualiza o seu negócio, tornando-o ainda mais atractivo e competitivo. Conseguindo manter fiéis os seus clientes da alfaiataria, a marca conquista um novo público com a apresentação de uma colecção própria, primando sempre pela oferta de peças exclusivas, modernas e elegantes, e de uma qualidade ímpar.

Ainda no fim dos anos de 1980, Rosa & Teixeira assiste a um novo período de crescimento com a abertura da loja no Porto. A chegada da marca ao mítico Edifício Aviz, na Avenida da Boavista, é um momento histórico para a Rosa & Teixeira. Tal como em Lisboa, também no Porto a grande aposta é a modernidade indissociável de uma qualidade premium. Além da oferta ímpar da marca, o atendimento e o serviço que são prestados em ambas as lojas garantem a Rosa & Teixeira o sucesso de ser uma entidade reconhecida a nível internacional.

A tradição e cultura, interligadas com o estilo, o bom-gosto, o serviço de excelência e o profissionalismo fazem de Rosa & Teixeira mais do que uma feliz combinação de nomes. Apesar de ter conseguido um estatuto de marca de luxo e de reconhecimento, com o trabalho de alfaiataria, Rosa & Teixeira acompanhou sempre a evolução da moda e todas as estações apresenta várias sugestões da sua própria colecção, podendo as novidades da marca ser encontradas na Av. da Liberdade e na Av. da Boavista.

Independentemente das novidades apresentadas, a cada estação há uma linha condutora que torna a sua origem inconfundível: todas as peças primam pela elegância e qualidade superior dos materiais que utilizam. Este ano, por exemplo, Rosa & Teixeira seguiu a tendência e apostou na leveza da combinação do linho e do algodão.

NÚMERO 204 DA AVENIDA DA LIBERDADE

Rosa & Teixeira é das poucas casas que preserva um serviço de alfaiataria de luxo em Lisboa. É no atelier, situado no número 204 da Avenida da Liberdade, que as mãos do Mestre Alfaiate e da sua equipa mantêm viva a tradição que já marca várias gerações de profissionais e de clientes ligados a esta casa.

Cada peça é especial e tratada com a singularidade que merece, os detalhes e os vários pormenores são o que fazem de cada trabalho uma peça única, garantindo a sua exclusividade e a satisfação de todos os clientes.

Num ambiente recatado, tranquilo e cheio de requinte, os clientes têm contacto directo com o Mestre Alfaiate, podendo acompanhar o processo e provar a peça em construção. Existe um gabinete próprio com os requisitos necessários à exigência do trabalho ali efectuado, que mantém a sofisticação e o rigor que caracterizam a Rosa & Teixeira, assim como um serviço totalmente personalizado.

Com uma enorme vontade de superação das expectativas dos seus clientes, Rosa & Teixeira acompanha os desafios que o mercado da moda de luxo acarreta e apresenta soluções inovadoras. No início deste ano, a marca aplicou os seus valores numa nova forma de vestir Rosa & Teixeira e apresentou uma linha de perfumes exclusivos, em que cada frasco é único. O luxo e a elegância da marca foram assim transpostos para duas fragrâncias – a “R+” e a “+T” –, com uma abordagem criativa e inovadora.

Neste caso, a marca convidou um artista para criar duas obras de arte, cada uma inspirada numa fragrância. As ilustrações foram divididas em pequenas partes, que são os rótulos de cada frasco, tornando cada perfume uma peça de colecção única e irrepetível.

Ambos os perfumes foram produzidos em quantidades exclusivas, existindo apenas 1100 unidades de cada. O “R+” apresenta notas frescas e cítricas de laranjas e limões, enquanto o “+T” assume a calma das notas florais e frutadas da Natureza.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Luxo”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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