Ronaldo e Cristina Ferreira lutam pela taça de personalidade com maior notoriedade

Cristiano Ronaldo é, uma vez mais, a figura pública portuguesa com maior notoriedade espontânea. Quando confrontados com a necessidade de identificar uma personalidade, 51% dos inquiridos pela Marktest referiu o futebolista da Juventus. Logo depois no ranking surge Cristina Ferreira, somando 44,5% das referências espontâneas.

A apresentadora da SIC está cada vez mais próxima do primeiro lugar, tendo encurtado a distância para Cristiano Ronaldo face ao índice do ano passado: neste momento, apenas 6 pontos percentuais separam-nos. É também a primeira mulher na lista, segundo aponta o estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2020”.

O terceiro lugar do rankng deste ano pertence a Manuel Luís Goucha, já que o também apresentador de televisão conquistou 19,1% das referências. Ruy de Carvalho e Herman José completam a lista das cinco personalidades portuguesas com mais notoriedade, indicados respectivamente por 10% e 9,6% dos inquiridos. O top 10 conta ainda com Rita Pereira, Ricardo Araújo Pereira, Pinto da Costa, Mariza e Catarina Furtado.

Top of mind

Cristiano Ronaldo é também líder na lista das figuras públicas com maior notoriedade espontânea top of mind, ou seja, o primeiro nome referido nas respostas (os inquiridos tinham a possibilidade de elencar vários nomes). Com 32,8% das referências, surge à frente de Cristina Ferreira (12,1%) e Manuel Luís Goucha (2,9%).

Neste caso, a lista dos 10 nomes mais referidos em primeiro lugar pelos inquiridos conta ainda com Nelson Évora, Ruy de Carvalho, Herman José, Rita Pereira, Pinto da Costa, Rosa Mota e José Mourinho.

Notoriedade total

O estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers 2020” da Marktest avalia também a notoriedade total, critério que acumular a notoriedade espontânea com a notoriedade sugerida por entre uma lista de 66 nomes. Cristiano Ronaldo também leva a taça neste ranking, sendo o seu nome reconhecido por 96,4% dos entrevistados.

O actor e apresentador Fernando Mendes foi o segundo mais reconhecido (95,2%), seguindo-se Mariza (94,9%). Herman José e Manuel Luís Goucha obtiveram o mesmo valor (94,2%).

Já Cristina Ferreira desce alguns lugares em relação aos restantes índices, mas fica, ainda assim, à frente de Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e da apresentadora Fátima Lopes – todos com mais de 93% de notoriedade total.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...