Rock in Rio reforça como plataforma de marketing

rockO Rock in Rio está de volta à sua cidade natal depois de três edições brasileiras e seis internacionais. São mais de 150 os espectáculos previstos, num evento para o qual se espera a adesão de cerca de 700 mil pessoas durante os sete dias do festival, que revela ser mais do que uma plataforma de entretenimento. O Rock in Rio é um “poço” de oportunidades de negócio e estratégias de marketing de diversas marcas nacionais e internacionais!

A prová-lo está a quantidade de produtos que marcam presença no evento e garantem à Artplan, empresa que se encontra por detrás do festival, 30 milhões de reais (perto de 13 milhões de euros). Deste valor, noticia a Exame brasileira, cerca de 1,5 milhões de reais (mais de 646 mil euros) correspondem a royalties da comercialização de produtos com a marca Rock in Rio!

A Cidade do Rock é um case study de marketing por si só. Localizado no bairro da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, o espaço do festival ocupa uma área de 150 mil m2, e contempla o Palco Mundo, onde serão realizados os principais concertos, a Tenda Electrónica e o Palco Sunset.

Os primeiros 100 bilhetes colocados à venda, em Novembro de 2010, quando apenas 10% da programação estava anunciada, esgotaram em 21 dias.

Em menos de 60 dias estavam esgotados os 600 mil ingressos disponibilizados, 45% deles comprados por pessoas de fora do Rio de Janeiro.

A procura foi tal que a produção criou, pela primeira vez, uma data extra do Rock in Rio. Assim, para além dos dias 23, 24, 25 e 30 de Setembro e 1 e 2 de Outubro, os fãs do festival poderão usufruir de um sétimo dia, a 29 de Setembro, com a actuação de Jamiroquai e Stevie Wonder.

O ponto mais importante para a estratégia de marketing do Rock in Rio 2011 será talvez a internet. Grande parte do investimento em comunicação é alocado ao ambiente online, no site oficial e nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut. Sem esquecer o blogue onde são anunciadas as novidades do evento desde Agosto do ano passado.

A fidelização é outra das novidades do evento de 2011. Foi recentemente criado o Rock in Rio Club, um cartão de vantagens para os fãs do evento. Através desta ferramenta, os consumidores garantem a pré-venda dos bilhetes da próxima edição, podendo ainda adquirir bilhetes VIP para os concertos deste ano. O intuito passa por criar uma rede de relacionamento com os fãs do festival, e oferecer-lhes vantagens como descontos na compra de produtos com a marca Rock in Rio.

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