Rock in Rio Lisboa muda-se para o Parque Tejo nos 20 anos do festival em Portugal
Em 2024 celebram-se 20 anos desde que o Rock in Rio chegou a Portugal e a edição especial chega com uma novidade: o festival deixa aquela que tem sido a sua casa – o Parque da Bela Vista em Lisboa – para ser acolhido no Parque Tejo, o mesmo local que recebeu a Jornada Mundial da Juventude.
A 10.ª edição decorrerá nos dias 15,16, 22 e 23 de Junho e promete oferecer aos festivaleiros uma Cidade do Rock como nunca a viram, numa ode à cidade que acolheu o festival em 2004, com o Tejo e a Ponte Vasco da Gama no cenário de fundo.
Ed Sheeran volta ao Palco Mundo
A primeira confirmação do cartaz já foi divulgada e trata-se do artista britânico Ed Sheeran, que sobe ao Palco Mundo no dia 16, dez anos depois de se estrear no Rock in Rio Lisboa. O cantor conta com 56 milhões de álbuns e 150 milhões de singles vendidos em todo o Mundo.
Esta nova localização manterá a capacidade do anterior recinto de 80 mil pessoas. A área da clareira do Palco Mundo terá aproximadamente as mesmas dimensões da clareira do Palco Mundo do Parque da Bela Vista, mas serão utilizados 30 mil m2 a mais. Será possível aumentar áreas de descanso e lazer e uma permitir uma circulação mais fluida no recinto, além de possibilitar uma melhor acessibilidade por ser um terreno mais plano.
O que se mantém e as novidades
O Palco Mundo vai contar com um espectáculo audiovisual comemorativo dos 20 anos a acontecer diariamente, na clareira. De volta à Cidade do Rock está, também, o Galp Music Valley, confirmando assim a Galp como Patrocinador Principal de mais uma edição do Rock in Rio Lisboa.
Outra novidade para esta edição é que a Cidade do Rock contará com um novo palco, que surge como parte da estratégia do festival de reforçar a oferta musical trazendo mais concertos de grande envergadura.
Quem também volta a marcar presença na edição comemorativa dos 20 anos do festival é o Super Bock Digital Stage que oferecerá uma experiência de entretenimento, com música, dança e humor, projectando os momentos mais virais dos últimos 20 anos e apresentando as estrelas da internet que moldarão os próximos 20.
A Rock Street regressa novamente com o mesmo tom provocativo, para falar do encontro entre pessoas e tecnologia e como valorizamos o humano e usamos a tecnologia de forma construtiva e saudável.
Outros espaços que se revelaram um sucesso na sua estreia, em 2022, também transitam para o novo recinto, nomeadamente o Chef’s Garden, que vai trazer o melhor da portugalidade através da gastronomia para dentro da Cidade do Rock, e o ESC Online Sports Bar, que ganha um protagonismo maior esta edição por coincidir com período de campeonato europeu de futebol.
Mas há mais novidades: uma estreia nesta nova Cidade do Rock é a Rota 85. Em Portugal, o Rock in Rio celebra 20 anos, mas a sua história começou antes, em 1985, quando Roberto Medina fundou o festival no Rio de Janeiro, dando voz a uma geração oprimida que acabava de sair da ditadura militar. Nesta Rota 85, o público vai poder conhecer melhor a história daquele que hoje é um dos maiores eventos de música do mundo, fotografar vários elementos cenográficos gigantes, assistir a um pequeno filme documental do festival no cinema da Rota, celebrar a sua união com o Elvis na capela ao estilo de Las Vegas, entre outras actividades.
Nesta edição, o Mundo Melhor também será celebrado e com direito a um espaço próprio: na Pala do Parque Tejo Lisboa, o festival irá criar uma área que explora estes 20 anos na perspectiva socioambiental, recordando os projectos que fazem parte do legado do festival.
A oferta da Cidade do Rock fica completa com a presença da roda gigante Pisca Pisca e do slide 7Up. Haverá ainda espaço no recinto para a Área VIP Gato Preto, para os rooftops, para a fonte e para um Premium Club (camarotes com vista privilegiada para o Palco Mundo).
«Olhar para trás e ver o trajecto do Rock in Rio desde a chegada a Portugal, em 2004, o quanto o festival e o mercado evoluíram, os desafios que superámos, o legado que já deixámos, todas as pessoas que marcámos e os projectos que ao longo dos anos fomos criando e apoiando, que nos permitiriam ajudar a transformar vidas, é isso que faz valer a pena. E é isso que queremos celebrar, com todos aqueles que fizeram e fazem estes 20 anos possíveis: o público, de todas as idades, crenças, estilos; os artistas, do rock ao pop aos mais recentes fenómenos digitais; sem esquecer obviamente os protagonistas dos bastidores, que são todos os que trabalham para colocar de pé o festival, e os parceiros que fazem tudo isso ser possível e que mergulham com a gente com o mesmo empenho, dedicação e vontade de fazer um mundo melhor», afirma, em comunicado, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.