Rock in Rio Lisboa lidera redes sociais. São quase dois milhões de interacções
Numa altura em que nos aproximamos do arranque dos festivais de Verão, a Cision analisa a evolução do mediatismo de diversos festivais de música realizados em Portugal.
No ano em que o Rock in Rio Lisboa regressa para mais uma edição, o festival do rock alcança o primeiro lugar do Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão, potenciado pelas 1.994 notícias e pelas 9 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais, contribuindo para um valor equivalente a publicidade (AVE) superior a 12 milhões de euros.
O segundo lugar do pódio pertence ao NOS Alive com 1.978 notícias e cerca de 1 hora de exposição nas televisões e rádios nacionais, o que lhe valeu o segundo maior AVE do ranking.
A fechar o pódio, o Marés Vivas com 776 notícias ocupa a terceira posição do ranking, justificado pelo AVE alcançado, seguido muito de perto pelo Porto Primavera Sound em quarto lugar que, apesar de registar mais notícias (801), alcançou um AVE inferior. Também com indicadores muito semelhantes, e a ocupar a quinta posição do ranking, está o Vodafone Paredes de Coura.
Na segunda metade da tabela surge o Super Bock Super Rock com 711 notícias em 6.º lugar, seguido do Cool Jazz Fest com 636 notícias, o MEO Kalorama com 571 notícias, o Sudoeste com 553 notícias e o Bons Sons com 513 notícias.
Os festivais nas redes sociais
Ao nível das plataformas sociais, o Rock in Rio domina em número de menções, bem como em número de interacções. O festival que se realiza no Parque Tejo ocupa a primeira posição no ranking com 3.743 menções identificadas e mais de 1,7 milhões de interacções.
Em segundo lugar ficou o NOS Alive, com 2.124 menções nas redes sociais e mais de 490 mil interacções, e a fechar o pódio o Cool Jazz Fest com 2.282 menções e mais de 61 mil interacções.
O Porto Primavera Sound encontra-se na quarta posição no ranking de Redes Sociais, com 632 publicações e 169 mil interacções, seguido do Super Bock Super Rock com 592 menções e 174 mil interacções. Nos últimos lugares do ranking, por ordem decrescente, encontram-se North Music Festival (839 menções e 70 mil interacções), Neopop Festival (612 menções e 90 mil interacções), Sudoeste (340 menções e 106 mil interacções), MEO Marés Vivas (447 menções e 93 mil interacções) e o Vodafone Paredes de Coura (379 menções e 100 mil interacções).