Rock in Rio Lisboa lidera menções nos media: 6 mil notícias e 140 horas de exposição
Depois de dois anos de atrasos devido à pandemia, o Rock in Rio Lisboa voltou ao Parque da Bela Vista em 2022 e venceu a Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision 2022, com um bom desempenho mediático. O RiR foi mencionado em mais de seis mil notícias e alcançou mais de 140 horas de exposição em televisões e rádios nacionais.
No segundo lugar do ranking fica o NOS Alive, também com resultados positivos. O festival que esgotou as noites dos Metallica e Imagine Dragons obteve mais de 3500 notícias e um tempo de antena superior a 27 horas.
O Festival Super Bock Super Rock ocupa o terceiro lugar da tabela com mais de duas mil notícias. O festival que inicialmente estava previsto regressar ao Meco foi obrigado a mudar de local por causa da situação de contingência devido às altas temperaturas e acabou por ser “transferido” para o Parque das Nações. O festival que decorreu no Altice Arena alcançou perto de 26 horas de exposição mediática nas televisões e rádios portugueses.
Na quarta posição surge o Vodafone Paredes de Coura com mais de 1700 notícias e um tempo de antena superior a quatro horas, seguido do MEO Sudoeste, mencionado em mais de 1600 notícias e uma exposição superior a 14 horas.
Em 6.º lugar fica o NOS Primavera Sound com mais de 1500. Após os anos da pandemia, o evento regressou ao Parque da Cidade, no Porto, e recebeu cerca de 100 mil visitantes para três dias de muita música.
Em 7.º lugar, o festival MEO Marés Vivas regressou com um novo espaço, antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, uma área significativamente maior que o local anterior. O festival que recebeu Bryan Adams registou mais de 1200 notícias e conseguiu mais de cinco horas de exposição em televisões e rádios.
O ranking fica completo, por ordem decrescente, com o Festival EDP Vilar de Mouros, o MEO Kalorama, o EDP Cool Jazz Fest, o Festival Bons Sons, o Festival O Sol da Caparica, o Sumol Summer Fest e o RFM SOMNII. Os festivais monitorizados pela Cision somaram mais de 19 mil notícias e 248 horas de emissão nas rádios e televisões entre Outubro de 2021 e Setembro de 2022.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social. O objecto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).