Rock in Rio lidera festivais de Verão
O Rock in Rio foi novamente o festival com melhor desempenho mediático de comunicação social, no mês de Fevereiro, segundo o estudo Maratona dos Festivais de Verão 2014 realizado pela Cision. O estudo está a apurar a evolução, ao longo dos meses, do mediatismo comparado dos diversos festivais de música realizados em Portugal. O Rock in Rio reforçou a liderança conquistada em Janeiro.
O resultado no estudo foi conseguido com as 534 notícias apuradas e os 56 minutos de tempo de antena registados pelo Rock in Rio. De realçar ainda as subidas registadas pelos festivais Super Bock Super Rock e Optimus Primavera Sound que foram, respectivamente, 2º e 3º lugares no ranking no mês de Fevereiro. Estas posições são explicadas não apenas pelo volume de informação gerado, traduzido no números de notícias apuradas, mas principalmente pelo tempo de antena registado por estes dois festivais em meio televisivo.
O objecto de análise deste estudo, realizado pela empresa de serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). O período temporal sobre o qual incide é sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do ranking, neste caso de 1 a 28 de Fevereiro de 2014. A análise manter-se-à até ao final da época de Verão, sendo mensalmente elaborado um ranking com os resultados apurados.