Rock in Rio é o festival com maior retorno financeiro em Portugal
Com o regresso dos grandes eventos, regressa também a análise ao impacto que os festivais de música têm junto dos portugueses. Dados dos serviços de Clipping e Brand Monitoring Festivais da Marktest mostram que, no acumulado do ano (até Abril), o Rock in Rio destacou-se: primeiro lugar tanto em termos de retorno financeiro como de número de notícias.
De acordo com a análise, o Rock in Rio registou um retorno financeiro de 2.575.996 euros, entre Janeiro e Abril de 2022, para o qual contribuíram 932 notícias.
Olhando para o ranking de festivais por retorno, o segundo lugar é ocupado pelo ID Festival (826.870 euros e 149 notícias), logo seguido pelo Nos Alive (800.470 euros e 486 notícias). O top 5 conta ainda com o Vodafone Paredes de Coura (748.304 euros e 267 notícias) e com o Montepio Às Vezes o Amor (702.304 euros e 360 notícias).
Destaque ainda para o Nos Primavera Sound (590.340 euros de retorno financeiro e 255 notícias), Meo Marés Vivas (454.950 euros e 181 notícias), North Music Festival (436.399 euros e 158 notícias), Sons de Vez (421.247 euros e 161 notícias) e, no 10.º lugar, o Sumol Summer Fest (396.702 euros e 104 notícias).
Considerando apenas Abril, os festivais com maior retorno financeiro são Rock in Rio (1.408.221 euros e 374 notícias), Vodafone Paredes de Coura (510.534 euros e 106 notícias), North Music Festival (301.480 euros e 77 notícias), Tremor (286.364 euros e 113 notícias), Meo Marés Vivas (284.330 euros e 112 notícias), Nos Primavera Sound (263.562 euros e 122 notícias), Sumol Summer Fest (240.443 euros e 44 notícias), Super Bock Super Rock (168.670 euros e 78 notícias), Nos Alive (117.085 euros e 76 notícias) e Sol da Caparica (113.751 euros e 44 notícias).
Super Bock lidera top das marcas nos festivais
Ainda de olhos postos em Abril, a Marktest revela que a Super Bock foi a marca líder por entre aquelas que estão presentes nos festivais, em Portugal. A insígnia de cerveja surge em primeiro lugar no top 10 das marcas por retorno financeiro, com 225.444 euros e 176 notícias.
Sumol (216.631 euros e 41 notícias), NOS (160.796 euros e 125 notícias), MEO (116.873 euros e 107 notícias), EDP (107.149 euros e 57 notícias), Vodafone (103.888 euros e 106 notícias), Galp (56.860 euros e 78 notícias), Yorn (56.764 euros e 66 notícias), Quicksilver (51.828 euros e 16 notícias) e LG Electronics (45.022 euros e 36 notícias) fecham o top 10.