Roche tem 75 mil euros para distribuir por projectos de cidadania em saúde

A farmacêutica Roche lançou a 11.ª edição das Bolsas de Cidadania, que visam financiar projectos e ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais (ONG). Este ano serão atribuídos 75 mil euros para cinco projectos.

O projecto procura fomentar a participação dos cidadãos nos processos de decisão em saúde, a informação dos doentes sobre os seus direitos, assim como a sua participação nas decisões individuais de tratamento.

As candidaturas estão abertas até 8 de Abril e devem ser submetidas através de um formulário no site da Roche. Ao todo, serão atribuídas cinco bolsas, com valores entre cinco mil e 25 mil euros, num total de 75 mil euros.

De acordo com a Roche, será dada primazia a projectos que: informem os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de cuidados de saúde; incrementem a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde; contribuam para o incremento da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores em sociedade; promovam os ganhos em saúde dos cidadãos; e aumentem a literacia em saúde da população.

As candidaturas serão avaliadas por um júri independente, composto por: Graça de Freitas (médica e antiga directora-geral da Saúde), Isabel Aldir (médica), José Pereira de Almeida (médico, teólogo e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa), Luís Simões (presidente do Sindicato dos Jornalistas), Maria de Belém Roseira (jurista e antiga Ministra da Saúde), Maria do Céu Machado (médica e professora catedrática jubilada) e Ricardo Encarnação (director médico da Roche Farmacêutica).

Artigos relacionados