Robô Temi promete ser uma forma de comunicação entre idosos e o exterior
Já chegou a Portugal o robô de alta performance em telepresença e teleconferência Temi, através da Beltrão Coelho, empresa portuguesa de tecnologias de informação.
Esta nova robô é capaz de acompanhar o utilizador por videochamada enquanto se movimenta, desviando-se de eventuais obstáculos, uma vez que consegue fazer o mapeamento e deslocação autónoma no espaço, dando, ao mesmo tempo, resposta a pedidos. Esta capacidade da inteligência artificial “transmite a sensação de presença e companhia”, traduzindo-se numa “grande mais-valia no caso de idosos que se encontrem isolados devido à pandemia”, representando uma forma de comunicação com o exterior, refere a empresa, em comunicado.
Nesta óptica, a Temi poderá também operar como assistente virtual, recordando o utilizador de medicamentos que tem de tomar e agilizando o contacto com os canais de emergência no caso de qualquer eventualidade.
Além da área da saúde, a robô Temi pode ser útil em sectores como o retalho, entretenimento, educação ou hotelaria. Fornecer informações, dar as boas-vindas, realizar o check-in em hotéis ou encaminhar pessoas, de forma autónoma, são algumas das funcionalidades possíveis.
Com um metro de altura e a pesar 12 quilos, a robô conta com um ecrã táctil, possibilitando a visualização de imagens em alta resolução. O sistema operativo é Android e a bateria tem autonomia até oito horas por carregamento. Relativamente à inteligência artificial, o sistema de navegação da Temi tem capacidade de auto-aprendizagem sobre o que a rodeia, percebe onde se encontra, o que está a ver e para onde se dirige, evitando obstáculos e planeando trajectos.
«Já não há como fugir: os robôs vieram para ficar e são já uma realidade incontornável da transformação digital. A Temi é um dos modelos mais recentes de robôs de serviço, estando já a ser utilizada por toda a Europa e Portugal não podia ficar de fora», refere Bruno Coelho, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho.