Robô português gere reabastecimento de supermercados

A Sonae MC juntou-se à WeDo Tecnhologies e à Fraunhofer Portugal para desenvolver um sistema capaz de gerir, melhorar e facilitar os processos de reaprovisionamento dos operadores de retalho. Chama-se “ShopView2Market” e já foi testado na cadeia de supermercados Spar.

Esta nova tecnologia, na prática um robô, usa tecnologia de processamento de imagem para assegurar o reabastecimento de lojas, comparando o layout da prateleira com os planos de colocação de produtos. Desta forma, consegue identificar se existem artigos colocados no local errado e situações de ruptura de stock.

A verificação dos lineares é importante não só para garantir a satisfação dos consumidores mas também para evitar penalidades contratuais por parte dos fornecedores. Nuno Borges, director de Desenvolvimento da BIT (área e Sistemas de Informação da Sonae), considera que este é o «primeiro passo no que poderá ser um avanço importante para as operações dos retalhistas».

Em comunicado, Michael Pecher, director de Coordenação para diferentes filiais na Spar Áustria, acrescenta que «apesar de ainda estar em desenvolvimento, o protótipo funciona». O projecto “ShopView2Market” foi apoiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), em Portugal, através do programa Portugal 2020.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...